terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hemoba comemora Semana Nacional do Doador Voluntário

Enfermagem da FTC Jequié participa das atividades


Nesta terça-feira (23), até a próxima quinta (25), a Fundação Hemoba deu início às comemorações da Semana Nacional do Doador Voluntário. O objetivo é festejar as conquistas deste ano e homenagear os doadores e empresas que contribuem com as atividades da instituição.

O evento conta com a participação dos alunos do curso de Enfermagem da FTC Jequié, que sob a orientação dos professores Marcos Alex Rabelo e Caroline Duque, aferem a pressão arterial, verificam a temperatura e medem peso e altura dos doadores.

Um pouco ansiosa, a estudante Fernanda A. dos Santos, doa sangue pela primeira e se orgulha do gesto de solidariedade. “É um ato que me fez muito bem, em todos os sentidos. Hoje, doamos e um dia também podemos precisar”, diz Fernanda. Enquanto isso, o Sr. Edesio Batista Barros, 64, conta animadamente que é doador há mais de dez anos e incentiva os doadores de primeira viagem. “É preciso sensibilizar as pessoas, pois doar sangue devia ser algo comum”, diz Edesio. Ele, aliás, aproveitou a ida à Hemoba para conhecer melhor a campanha de doação de medula e acabou aderindo a esta iniciativa.

Segundo a colaboradora de um Hipermercado local, tal gesto de amor não tem preço. “É preciso conscientizar a sociedade a respeito da importância de manter o estoque do banco de sangue com capacidade suficiente para atender a população. Afinal, fazemos parte dela”, afirma a colaboradora.


De acordo com a enfermeira Helena DelRey, dos doadores de sangue que comparecem diariamente ao Hemoba, grande parte é para “reposição”, ou seja, doam para algum paciente específico. “Nosso desafio é sensibilizar essas pessoas para que sejam voluntários de repetição. Se 5% da população doasse voluntariamente, não faltaria sangue no estoque”, ressalta Helena.
Coleta - Atualmente, a coleta do Hemoba funciona anexo ao Hospital Geral Prado Valadares, que está aberto à população segunda – das 8 às 10h – e de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30. Por dia, são produzidas 15 bolsas, em média, podendo chegar a 50 em dias de campanha.


Serviço - Para doar sangue é muito fácil: Basta estar saudável, com idade entre 18 e 65 anos e portar documento de identidade original e com foto. Com a doação são realizados exames para diversas doenças, entre elas: Aids, Sífilis, Doença da Chagas, Hepatites, HTLV I e II, além de tipagem sangüínea. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. Para doar sangue não é preciso estar em jejum. O doador deve estar bem alimentado. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses.

Medula Óssea – Os pacientes que necessitam de transplante são os portadores de doenças que comprometem a produção de sangue pela medula, como a Leucemia e Aplasias de Medula Óssea e crianças com algumas doenças genéticas. O ato de doar é seguro, não dói e as células se refazem rapidamente.

O Hemoba espera por você nas dependências do Hospital Geral Prado Valadares. Maiores informações pelo fone (73) 3528.7153/7154.

Nenhum comentário: