quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Câncer de Pele


O maior órgão do corpo humano é a pele, a qual está dividida em duas camadas: uma externa, a epiderme, e outra interna, a derme. A pele protege o corpo contra o calor, a luz e as infecções. Ela é também responsável pela regulação da temperatura do corpo, bem como pela reserva de água, vitamina D e gordura.

Embora o câncer de pele seja o tipo de câncer mais freqüente, segundo o INCA(Instituto Nacional do Câncer) correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, quando detectado precocemente este tipo de câncer apresenta altas taxas de cura.

De acordo com INCA o número de casos novos de câncer de pele estimados para o Brasil no ano de 2008, é de 55.890 entre homens e de 59.120 nas mulheres. Estes valores correspondem a um risco estimado de 59 casos novos a cada 100 mil homens e 61 para cada 100 mil mulheres.

As ações para prevenção do câncer são medidas simples, por meio de proteção contra luz solar, que são efetivas e de baixo custo. O auto - exame contribui, e muito, para o diagnóstico precoce. Se a pessoa notar o surgimento de manchas/ sinais novos ou alguma mudança em seu corpo, deve procurar o dermatologista. A educação em saúde, tanto para profissionais quanto para a população em geral, no sentido de alertar para a possibilidade de desenvolvimento de câncer de pele e de possibilitar o reconhecimento de alterações precoces sugestivas, é outra estratégia internacionalmente aceita.

Nenhum comentário: