segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Sobre a PORTABILIDADE

A portabilidade na telefonia começou a vigorar na segunda-feira(3), nas regiões contempladas nessa primeira etapa. O sistema permite trocar de operadora sem perder o número do telefone. Na fase inicial, a mudança atinge pouco mais de 700 cidades de sete Estados. Na Bahia, o serviço passa a vigorar a partir de 24 de novembro, para as cidades com DDD 71 e 73.

A portabilidade será implantada aos poucos e só valerá para todo o País a partir de março de 2009. O primeiro passo é desbloquear o aparelho - o que pode ser feito na operadora de origem, sem custo para o usuário. O consumidor deve ficar atento porque há exceções: as operadoras poderão fixar prazos para desbloquear o aparelho (12 meses no máximo) quando oferecerem benefícios aos clientes, como celular com desconto. Em seguida, o usuário deverá contatar a prestadora para qual quer migrar e solicitar a transferência. Ele também terá que optar por um plano de serviço da nova operadora. A troca de operadora mantendo o número do telefone custa R 4, mas algumas empresas estão isentando os consumidores da cobrança. Pode haver a cobrança do chip da operadora de destino.

Nessa primeira etapa, podem mudar de operadora mantendo o número apenas os consumidores cujos telefones tenham DDD 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS), 86 (PI). Um total de 1.208 pedidos de troca de operadora de telefonia fixa e celular, com manutenção do número de telefone, foi registrado anteontem, primeiro dia de vigência no Brasil da chamada portabilidade numérica. Os dados foram divulgados pela ABR Telecom, entidade que administra o sistema, com base em operações feitas até 18h30.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um total de 16 milhões de usuários de telefonia fixa e móvel poderão usufruir do direito à portabilidade nesta primeira etapa.

Dúvidas? Clique aqui.
Fonte: http://www.atarde.com.br
Foto: www.google.com.br

Nenhum comentário: