segunda-feira, 22 de março de 2010

Cuidados de Enfermagem na Feira de Saúde


Atividade complementar da disciplina Saúde do Adulto, alunos do 7º e 8º semestre do curso de enfermagem da FTC Jequié, orientados pelo professor Gilson Pires, participaram nos dias 19 e 20, sexta e sábado respectivamente, da Feira de Saúde promovida pela Fundação José Silveira.

“A Fundação José Silveira é uma entidade filantrópica que atua em Salvador há mais de 70 anos e com serviços prestados em vários municípios baianos”, explica professor Gilson, que avalia positivamente a participação dos futuros profissionais de saúde da Faculdade como “uma excelente oportunidade de praticar o atendimento e orientações de saúde à população”, diz.

Segundo a coordenadora de Projetos Sociais da Fundação José Silveira, Monica Moreira, além da oferta de serviços médicos, a Feira de Saúde visou também estreitar o relacionamento da Fundação e das Santas Casas de Misericórdia com a população e profissionais da área de Jequié, pois se encontra em estudo o projeto de instalação de uma Maternidade a ser construída na cidade.

Na Feira de Saúde, a população pôde contar com teste de glicemia, aferição de pressão arterial, orientação nutricional, planejamento familiar, além de outros serviços, o que ajudou a ampliar a interação entre a comunidade e os serviços de saúde oferecidos por estudantes da FTC. “Também aproveitamos a oportunidade para estimular e esclarecer a população sobre a necessidade de visitar o médico regularmente”, conta a estudante Micaela Oliveira.

Eu nem sabia que tinha hipertensão”, afirma a vendedora Julia Silva Santos, 35 anos. “Aqui, recebi informação sobre a doença e fui orientada a procurar um cardiologista”, conta, após atendimento no stand.

De acordo com o professor Gilson Pires, o diabetes e a hipertensão arterial são doenças silenciosas. “Se nos testes realizados for constatado que há necessidade da pessoa tratar-se, é feito encaminhamento para a Unidade de Saúde de origem para reavaliação e acompanhamento. Este foi o caso de dona Zulmira de Jesus, 58 anos e Francisco Assis Senhorinho, 69, que apresentaram nível elevado no resultado do teste de glicemia”, completa Gilson.

Segundo a coordenação da Feira, a expectativa foi superada. “Realizamos aproximadamente 3000 atendimentos entre clínica geral, pediatria, ginecologia, cuidados de enfermagem, atendimentos odontológicos, além da realização de oficinas e palestras”, avalia Monica Moreira.

Nenhum comentário: