terça-feira, 30 de março de 2010

Curso de Psicologia da FTC Jequié discute TDA/H e outros Transtornos


Em parceria com o colegiado e orientados pela professora Camila Tavares, estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié realizaram neste sábado, 27, um curso com o tema “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) e outros Transtornos”, ministrado pela Psicóloga Drª Celina Árima.

Voltado para profissionais da área, estudantes de Psicologia e coordenadores escolares, o curso teve como objetivo oportunizar aos participantes aperfeiçoar o conhecimento sobre o assunto, oferecendo-lhes base teórica e prática para intervenção, tratamento e encaminhamentos, em casos necessários.

Segundo Drª Celina, através da informação e reconhecimento desses distúrbios, os educadores e psicólogos poderão identificar esses sintomas no comportamento de seus alunos/pacientes. “É importante citar o quanto é necessário à integração dos pais, professores e médicos quanto a esses distúrbios que vem crescendo a cada dia. A falta de informação gera tanto atitudes impensadas por parte dos professores, quanto mal-estar do aluno na escola ou até mesmo em sua casa”, resume.
Embora muitas crianças com TDA/H são “hiperativas”, este sintoma frequentemente aparece diferentemente em adultos. Para Silvana Brandão, professora de um colégio particular de Jequié, o curso foi bastante esclarecedor. “Durante a palestra percebi que, nem toda forma de agitação quer dizer que a criança ou adulto tem o transtorno”, destaca.

“Vale ressaltar que evitar rótulos como “criança hiperativa”, por exemplo, é essencial, pois podem levar à discriminação e prejuízos de longo prazo”, observa a professora Camila Tavares.

Nenhum comentário: