quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudantes de Enfermagem discutem "Políticas de Saúde no Brasil"

Orientados pela articuladora Soraya Sampaio, os alunos do 8º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié Leonardo Peixoto, Jucielle Moreira e Fagner Brito apresentaram um seminário com o tema “Política de Saúde no Brasil: uma abordagem histórica e organizacional na tarde desta quarta-feira (17), no auditório da Unidade.

“Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de identificar aspectos que possam contribuir para a reflexão sobre as tendências da política de saúde vigente no país, no sentido de estimular a discussão e a participação do Enfermeiro enquanto cidadão”, afirma o aluno Leonardo Peixoto (foto).

Segundo a professora Soraya Sampaio (foto), outro objetivo da atividade é proporcionar aos estudantes a oportunidade de buscar respostas às necessidades que derivam do cotidiano do ensino da temática sobre as políticas de saúde no Brasil. “Nossa finalidade é que os estudantes tenham elementos para compreender as articulações entre os processos econômicos, políticos e as práticas de saúde no país, a partir do conhecimento das raízes históricas das políticas de saúde que foram sendo implantadas ao longo da constituição do Estado brasileiro”, resume Soraya.

“O tema nos chama à reflexão. O enfermeiro como “conscientizador”, presta grande contribuição na implantação e manutenção das políticas de saúde”, afirma a estudante Maria Luiza Ribeiro, após a apresentação.

Nenhum comentário: