sexta-feira, 19 de março de 2010

A Enfermagem e o Marketing


Com objetivo de esclarecer a diferença entre o marketing de produtos e o de serviços, alunos do 7º semestre de Enfermagem da FTC Jequié, apresentaram seminário sobre o “Marketing na Saúde”, nesta quinta-feira (18).

Para a professora Adriana Galdino (foto), é necessário que os alunos percebam esta diferença na academia. “Proporcionar qualidade na prestação do serviço de saúde é algo complexo e só é alcançado se a satisfação dos pacientes vier em primeiro lugar”, explica a orientadora da turma sobre a importância da atividade para os futuros profissionais da área.

“Muitos profissionais de saúde ainda ligam o marketing às atividades de propaganda”, diz a aluna Maria Isabel Rebouças. “Na construção da atividade aprendi que existem diferenças básicas entre serviços e produtos e elas se refletem principalmente no tipo de marketing a ser adotado em cada um dos casos”, esclarece Isabel.

Para o estudante Charles Arruda (foto), fazer marketing na área da Saúde significa, essencialmente, aumentar a credibilidade de algo que o cliente não pode experimentar antes de usar. Ou seja, “é através do marketing que o profissional de saúde pode evidenciar o seu serviço, criando credibilidade junto aos seus pacientes”, conclui.

O marketing em saúde envolve decisões e ações em muitas esferas da atuação do profissional de saúde, tais como: treinar e motivar a equipe de atendimento; escolher a decoração mais adequada para o perfil dos pacientes; oferecer comodidade e segurança; fazer uma comunicação adequada com todos os públicos de interesse; melhorar e agilizar os processos internos, por exemplo. “Quando todas estas dimensões estão ajustadas para o foco do paciente, buscando atender seus desejos e expectativas, a qualidade percebida em relação ao serviço é maior”, destaca a estudante Isaelma Galvão, após assistir as apresentações.

Esta atividade faz parte da disciplina Administração da Assistência de Enfermagem II.

Nenhum comentário: