quarta-feira, 19 de maio de 2010

AIDPI É TEMA DE SEMINÁRIO NA FTC JEQUIÉ


A Atenção Integrada para as Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI tem por finalidade promover uma rápida e significativa redução da mortalidade na infância.
Trata-se de uma nova abordagem da atenção à saúde na infância, desenvolvida originalmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (UNICEF), caracterizando-se pela consideração simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância, ao invés do enfoque tradicional que busca abordar cada doença isoladamente, como se ela fosse independente das demais doenças que atingem a criança e do contexto em que ela está inserida.

Neste contexto alunos e profissionais da área de saúde participam do Seminário “Atenção Integrada para as Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI”, promovido por alunos do 9º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, ministrado pela professora Norma Bastos (foto).

Segundo a professora Norma, o objetivo da estratégia AIDPI não é estabelecer um diagnóstico de uma determinada doença, mas identificar sinais clínicos que permitam avaliar, classificar e realizar a assistência requerida; realizar encaminhamento urgente a um hospital, tratamento ambulatorial ou orientação para cuidados e vigilância no domicílio. “Os enfermeiros capacitados para a aplicação da estratégia AIDPI estão habilitados a implementar todas as ações recomendadas, inclusive as terapias medicamentosas”.


Devido ao seu caráter integrado e por ter em vista ações voltadas não somente para a detecção e tratamento de doenças, mas também para a promoção e prevenção da saúde, a estratégia AIDPI é sem dúvida importante ferramenta para o trabalho prático em favor da saúde da criança, na melhoria da qualidade da atenção, na promoção de condições e de estilos saudáveis de vida” destaca a aluna do 7º semestre, Gilmara Damasceno (foto).

Para o coordenador do curso de Enfermagem da Faculdade, Roney Cabral, a inserção da estratégia na graduação de Enfermagem tem sido uma experiência positiva tanto para professores como para alunos.


O evento acontece até sexta-feira, 21, no auditório da FTC Jequié, às 19h.

Nenhum comentário: