quinta-feira, 6 de maio de 2010

Futuros Administradores debatem Empreendedorismo

Montar um negócio não é tarefa das mais fáceis. Pelo contrário: é uma atividade que exige muito esforço de quem decide ser seu próprio patrão. Quem enfrenta o desafio de ter seu próprio negócio precisa desenvolver uma visão global de negócios e do mercado, aprendendo a lidar com questões financeiras, marketing, recursos humanos etc. Sem dúvida, é preciso ter o “tal” espírito empreendedor. Neste contexto, o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial), deram ênfase a Palestra sobre Empreendedorismo, realizada nesta quarta-feira, 5, na FTC Jequié.

Recentemente, as empresas líderes nas suas áreas de atuação vêm descobrindo que não basta se adaptar a uma nova dinâmica do mercado e um nível maior de concorrência. Com o objetivo de incentivar o espírito empreendedor de jovens acadêmicos do curso de Administração, desenvolvendo as competências necessárias para a criação de seus próprios negócios, é que os alunos do 7º semestre de Administração, coordenados pela professora Janara Vaz, convidaram Gilmar Novaes (foto), proprietário de uma empresa de som local para ministrar uma palestra a respeito da temática central, com a finalidade de trocar experiências e conhecimentos.

“Ser um empreendedor ampliou minha perspectiva de responsabilidade em relação aos meus funcionários, fornecedores, governo, sociedade e clientes. Em maior ou menor grau, sentia-me comprometido e de alguma forma tinha que atender aos interesses de todos eles, especialmente dos funcionários, que são o maior patrimônio do nosso negócio”, conta Gilmar Novaes. Para ele o conhecimento teórico que lhe faltou no inicio não é apenas a informação sobre o que uma coisa é ou como ela é feita ou funciona. “É uma compreensão muito mais ampla que inclui todas as técnicas e informações que o empreendedor deve dominar, sendo fundamentais para o bom desempenho de seu negócio”.

Segundo a professora Janara Vaz (foto), é preciso que os empreendedores entendam que neste novo ambiente, os interesses dos empreendedores dividem espaço com as demandas da comunidade, dos clientes, funcionários e fornecedores.

“As pessoas são a soma de tudo aquilo que aprendem durante suas vidas, em sua casa, na escola, na comunidade e na igreja, entre outros lugares e, dependendo de suas experiências, algumas pessoas têm mais ou menos características de empreendedores. Com certeza, não é necessário ser alguém diferente e abençoado para ser empreendedor, o sucesso destes indivíduos é consequência de atitudes adequadas perante a vida, do esforço individual e da persistência de cada indivíduo”, destacam os estudantes David Almeida e Júlia Ferreira (foto).

Nenhum comentário: