segunda-feira, 24 de maio de 2010

Estudantes de Psicologia discutem “a influência da mídia”.

Cerca de 30 alunos do ensino médio, do Colégio Polivalente Edvaldo Boaventura assistiram, neste sábado, 22, a apresentação da palestra “A Influência da Mídia na Formação da Identidade da Juventude Brasileira” realizada por alunos do 4º semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié.

“Nossa proposta foi levar ao conhecimento dos participantes, informações que possam promover reflexões acerca do papel da mídia na formação da personalidade da juventude e provocar discussões para tentar entender um pouco mais o que se passa a nossa volta”, explica os estudantes Jorge, Lucas e Sayonara.


Efeitos e opiniões da mídia – TV, internet, rádio, etc. - podem influenciar diretamente na formação da identidade do adolescente, no consumo de roupas, de produtos eletrônicos e nas suas relações com a família e amigos. “Compreendemos que é preciso estimular os debates em instituições do ensino visando fomentar nesses espaços possíveis saídas para o atual estado de opressão imposto pela mídia vigente”, destaca a estudante Sayonara.

Para a coordenadora geral do colégio, professora Naiara Liana Oliveira, é evidente que a mídia oferece valiosos instrumentos de formação da personalidade, da conquista de recursos saudáveis, e de oportunidades. “A atividade dos alunos de Psicologia propõe um novo olhar para a adolescência, reconhecendo na dinâmica social os valores e os contra-valores que a mídia pode inserir nesta faixa etária”.

Os alunos estiveram atentos durante a apresentação e aproveitaram para relatar algumas situações sobre a temática. “Se você não vestir uma roupa da moda, aquela que determinada atriz está usando na novela, poderá ficar fora do grupo”, conta Talita Santana. “Caso o celular não for de última geração, ou não possuir um notebook, por exemplo, corre risco de ser excluído”, acrescenta Darlan Miranda.

Naiara destaca, também, a importância da participação dos pais e da escola na construção da personalidade dos adolescentes. “É necessário que as escolas realizem debates e palestras, abordando o tema da influência existente na vida dos jovens como também é fundamental que os pais mostrem para os filhos que o essencial é o ser e não o ter e os ajudem a desenvolver o senso crítico”, afirma.


Para a orientadora do trabalho, Maria Moreira, a atividade contribuiu de forma muito significativa para reconhecer a influência da mídia no processo de formação dos jovens. “O adolescente é um sujeito único, que vive uma fase muito peculiar e que é pouco compreendido e até mesmo rotulado pela família e pela sociedade. É tendo voz no âmbito familiar e na sociedade que o jovem consegue entender a real necessidade daquilo que é imposto pela sociedade de consumo como algo indispensável”.

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