terça-feira, 25 de maio de 2010

Histórias de sucesso é fonte de inspiração

Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora através de relatos de empreendedores, os alunos do 7º semestre do curso de Administração da FTC Jequié, orientados pelo professor Joel Andrade Jr., realizou nesta segunda-feira, 24, uma palestra com o tema “Empreendedorismo: casos de sucesso em Jequié”, com a participação de representantes de três segmentos: Adilson Miranda – comércio; Antonio de Oliveira – serviço; Rodrigo Sávio Souza - indústria.

A idéia de adquirir uma farmácia e trabalhar nesse segmento surgiu na década de noventa, relata o Sr. Adilson Miranda (foto), proprietário de uma rede de farmácia. “A primeira loja adquirida era pequena, mas com dedicação e trabalho diário foi possível crescer”, conta Adilson ao recordar que ficava feliz quando os concorrentes encerravam o expediente às 18horas. “Assim poderíamos atender a clientela que buscava uma farmácia que funcionasse a noite e fazia entrega em domicílio – nosso diferencial”.

“Foi preciso aproveitar a demanda do mercado, o que já tínhamos – que era o terreno, e investir no negócio, tendo sempre a certeza de que daria certo, mesmo diante de tantas dificuldades”, conta S. Antonio (foto), proprietário de um posto lava rápido. “O cliente sente segurança quando vê eficiência no serviço que está contratando”, acredita.

“Ao concluir minha formação acadêmica, e contra a vontade da família, assumi a fábrica de confecção fundada por meu avô. Consegui convencê-los que apesar dos obstáculos, seria melhor investir na continuidade do negócio”, lembra Rodrigo Sávio (foto), dono de uma fábrica de confecções. “Vencemos um dragão a cada dia, pois o diferencial de hoje é copiado pela concorrência no dia seguinte”.

De acordo com os palestrantes, para se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário reunir imaginação, determinação, habilidade de organizar, liderar pessoas e de conhecer tecnicamente etapas e processos do negócio desejado. “Empreender é dar início a um sonho, pôr em execução um projeto”, diz Adilson.
Para o professor Joel a vocação é imprescindível, mas não é suficiente para o êxito de um empreendimento. “O grande risco está no apego, na paixão cega que certamente leva a ruína. Exige-se mais do que apenas gostar para melhorar o desempenho e garantir o sucesso de uma empresa”, destaca.

“Diante dos relatos ficou claro que é preciso aliar paixão a um conjunto de atributos como conhecimento, inovação e relacionamento” afirma a estudante Elizangela Ameichoeiro. “E somente com muito estudo, pesquisa e análise (plano de negócios), é possível entender o mercado, o negócio, a concorrência, o produto, as estratégias de preço e a cadeia de fornecedores e clientes” conclui o estudante Arlon Ferreira.

Esta atividade faz parte da disciplina Gestão de Controle em Empreendimentos.

Nenhum comentário: