segunda-feira, 31 de maio de 2010

ATIVIDADES MARCAM O DIA DO COMBATE A MORTALIDADE MATERNA E INFANTIL

O curso de enfermagem participou no dia 28, na Pça Ruy Barbosa, do “Dia de Combate a Mortalidade Materna e Infantil”.

Convidados pela Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, os estudantes de Enfermagem da FTC Jequié, orientaram a comunidade local quanto à necessidade de cuidar da saúde com simples exames tais como: auto-exame e aleitamento materno.

“A importância do auto-exame é fazer com que a mulher conheça as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, etc” explica a estudante do 8º semestre Joilma Souza. Para ela a redução da mortalidade materna e infantil é um desafio para os serviços de saúde e para a sociedade como um todo.

Outra ação do evento foi à campanha de vacinação contra a gripe H1N1 e gripe sazonal. “A campanha continua para aqueles que deixaram de tomar a vacina nas fases anteriores, o que nós estamos fazendo hoje é reforçar o alerta para a importância da vacinação”, ressaltou o aluno Genivaldo Feitosa.

“Eu tinha algumas dúvidas a respeito da eficácia da vacina contra a H1N1. Mas fui bem orientada pelos estudantes de enfermagem e percebi que era bobagem minha. Então aproveitei para me vacinar”, conta a comerciária Jussiara Nascimento.

Nenhum comentário: