segunda-feira, 17 de maio de 2010

Semana de Enfermagem realiza Feira de Saúde


Seguindo a programação da IV Semana de Enfermagem de Jequié, alunos do curso de enfermagem da FTC Jequié, em parceria com a UESB e o Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (COREN), realizaram nesta sexta-feira, 14, uma Feira da Saúde, na Pça Ruy Barbosa.

Atualmente, os cursos de enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano. A Semana de Enfermagem tem o papel de difundir as práticas positivas dos futuros enfermeiros”, explica Charles Souza, enfermeiro fiscal do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia - COREN subseção de Jequié.

A Feira da Saúde decorreu em estande instalado no centro da cidade, onde as entidades participantes desenvolveram ações como verificação de pressão arterial, teste de glicemia, além de orientações voltadas à promoção da saúde.

O coordenador do curso de enfermagem da FTC Jequié, Ronney Cabral, destacou a importância deste tipo de evento. “É uma grande oportunidade de interação entre os profissionais da área de saúde, os alunos e a comunidade. Esses eventos ajudam no aprendizado dos estudantes e na valorização da categoria”, opina, ressaltando que a realização desta semana demonstra a importância do trabalho dos enfermeiros.

Sidiléia Nogueira, moradora do bairro do Mandacaru, 24, aproveitou o momento para conhecer um pouco mais sobre diabetes. “O cuidar da saúde faz parte da nossa rotina diária. Hoje aprendi mais sobre o assunto e a identificar melhor os sintomas”, declara Sidiléia.

As amigas Floripes Ferreira, 84 anos, e Neusa Rodrigues, 72 anos, moradoras do bairro São Luís, passaram pelos atendimentos de verificação de pressão arterial e teste de glicemia. “Hoje, tivemos a oportunidade de receber orientações que são de extrema importância para cuidar da saúde. Todos estão de parabéns pela iniciativa”, declara Neusa.

A Semana de Enfermagem proporcionou aos alunos um contato maior com a população. E para a estudante do 2º semestre Darlane Tavares, essas ações de atendimento agregam um conhecimento ainda maior para formação acadêmica. “É gratificante poder orientar e ajudar as pessoas na prevenção de doenças. É muito válido para nós - e também para nosso aprendizado - passar esse conhecimento que adquirimos no curso”, afirma a Darlane.

Nenhum comentário: