quinta-feira, 15 de julho de 2010

Aprovada PEC que recupera exigência de diploma


Foi aprovada ontem (14), em comissão especial da Câmara dos Deputados, proposta de emenda constitucional (PEC) que restabelece a exigência do diploma do curso de jornalismo para o exercício da profissão.

A emenda terá de ir ao plenário da Casa e ser votada em dois turnos e, se aprovada, seguir ao Senado, onde emenda constitucional com teor semelhante aguarda votação em plenário.

A PEC aprovada ontem (14), de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), inclui na Constituição Federal a exigência “de graduação em jornalismo e de registro específico do respectivo diploma nos órgãos competentes para o exercício da atividade profissional”.

Pimenta apresentou a emenda em 2009, logo depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) acabou com a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão, tendo por base a tese de que nada pode restringir a liberdade de expressão.

“É uma profissão que exige qualificação. Meu relatório é o texto que mais se adequa à decisão do STF e evita questionamentos”, disse o relator Hugo Leal.

Fonte: Jornal A Tarde, 15/07/2010.

Nenhum comentário: