sexta-feira, 30 de julho de 2010

• Seminário de Vigilância em Saúde na FTC Jequié


Orientados pelos professores Soraya Sampaio e Ricardo Rodrigues (foto), alunos do 5º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié realizaram na tarde desta quinta-feira, 29, no auditório da Faculdade, o Seminário Vigilância em Saúde.
Ampliar o acesso às informações sobre as ações desenvolvidas e serviços prestados pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Jequié apontando algumas medidas que podem melhorar a qualidade de vida e cura dos pacientes, foi o objetivo da atividade.

Temas como tuberculose, hanseníase, mortalidade materno infantil, doenças notificadas, entre outros foram abordados pelas Enfermeiras Juliana Nogueira, Gisele Lacerda, Priscilla Moraes, Gilmara Chaves, Luciana Bispo, Priscilla Barros, egressas da FTC Jequié.
A palestra da Diretora da Vigilância Epidemiológica do município de Jequié, Juliana Nogueira que, através de gráficos apresentou a situação epidemiológica do município de Jequié de 2007 a 2009, serviu para esclarecer dúvidas dos alunos quanto às atividades do órgão.

“O atendimento aos pacientes pode ser realizado por meio de demanda espontânea nas unidades de saúde, busca ativa de casos em áreas de transmissão, quando indicado pela vigilância epidemiológica ou pela equipe de saúde da família ou ainda nas áreas de risco onde é difícil o acesso da população às unidades de saúde”, explica a enfermeira Gisele Lacerda.

Para a estudante Conceição Gonçalves (foto), a iniciativa foi válida “porque tivemos a oportunidade de estar discutindo os assuntos". Segundo ela, enquanto profissionais da área é preciso estar atento, "pois somos os primeiros a ter contato com os pacientes”.

De acordo com o material informativo que foi distribuído pelas palestrantes é importante observar cada vírgula que o paciente relatar, o que facilitará o diagnóstico e tratamento.

Atividade faz parte da disciplina Saúde Coletiva II.

Nenhum comentário: