quarta-feira, 4 de março de 2009

Estados em alerta contra a dengue

Desde o inicio do ano, a combinação de calor e chuva deixa os estados de Minas Gerais e Bahia em alerta com o aumento do número de casos de dengue. O Ministério Público baiano foi à Justiça para garantir o combate aos focos do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

Agentes de saúde da Prefeitura de Salvador, guardas municipais e representantes do Ministério Público acompanharam o trabalho dos chaveiros, que liberaram a entrada de um imóvel na capital baiana. A medida tem justificativa: o grande número de casos de dengue. De janeiro até a terceira semana de fevereiro, houve aumento de 248% dos casos, na comparação com o ano passado. Foram 11.570 casos registrados, 85 de dengue hemorrágica e nove mortos. A decisão da Justiça vale para todo o estado. O trabalho de combate ao mosquito foi reforçado nas regiões mais infestadas, principalmente terrenos abandonados.

Já em Belo Horizonte, a preocupação é com os pátios de veículos apreendidos. São sete na cidade e, em alguns, há carros abandonados há anos. O ambiente é perfeito para a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Os agentes de saúde dizem que as vistorias são feitas a cada 15 dias. Mas, em um pátio da prefeitura, os descuidos são visíveis. Muitos vidros estão quebrados, há lixo embaixo dos veículos e pedaços de peças, que podem acumular água, jogados no chão.

Neste ano, 2.700 casos já foram notificados em Belo Horizonte; 500 só na semana passada. Dois mil e oitocentos adolescentes de uma associação profissionalizante estão sendo treinados pela administração municipal para ajudar no combate nos bairros em que moram. Na Região Norte, a mais atingida da cidade, os postos de saúde vão ter horário de atendimento ampliado e uma unidade de hidratação com 40 leitos começou a funcionar nesta terça-feira (3).

Em Jequié

Apesar da redução do número de casos de dengue, Jequié continua entre as cidades com maior incidência da doença na Bahia (45%). Por conta disso, o nome da cidade continua a ser citado em reportagens em âmbito nacional como ocorreu nesta terça-feira (3), no Jornal Hoje da TV Globo. O foco da reportagem foi o trabalho que vem sendo feito em residências fechadas, a partir de determinação da justiça. Em Jequié, esse serviço é feito pelos agentes de saúde com a participação da Guarda Municipal.

Nenhum comentário: