sexta-feira, 27 de março de 2009

Ford abre plano de demissão na Bahia

A Ford vai abrir o Plano de Demissão Voluntária na Bahia. A informação foi confirmada pela própria empresa em nota oficial que afirmou estar "implementando um Programa de Demissão Voluntária, PDV, em sua fábrica de Camaçari, na Bahia, com o objetivo de ajustar o seu efetivo aos níveis de produção atuais, relacionados principalmente à redução significativa nos volumes de exportação". A empresa alegou ainda que a queda nas vendas externas é o resultado da desaceleração da economia global, o que segundo ela "tem afetado os principais mercados da Ford, bem como de toda a indústria". A Ford revelou que o PDV está aberto a todos os empregados horistas, incluindo os aposentados e o plano entra em vigor a partir do dia 6 de abril.

A montadora é responsável pela geração de 8,5 mil empregos diretos no Complexo Ford. Somando os empregos gerados pelos terceirizados a cota sobe para 11 mil. A empresa passou por muitas readequações para tentar driblar os efeitos da crise. Além das paradas realizadas pela empresa, a Ford ainda promoveu férias coletivas na intenção de aguardar o comportamento do mercado.

No próximo dia 15 de abril o diretor do sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Julio Bonfim, participa junto com outros sindicatos e trabalhadores da Ford em São Paulo do Encontro Nacional dos Trabalhadores da Ford para discutir a crise econômica e os impactos na indústria automobilística no Brasil. Depois Bonfim segue para Detroit, nos EUA, representando os trabalhadores da Ford Bahia na rodada de discussões do Comitê Internacional dos Trabalhadores Ford, nos dias 21, 22 e 23 de abril. "Em pauta estão além da questão da crise econômica, demissões e o posicionamento dos trabalhadores no enfrentamento da crise", esclarece.

Nenhum comentário: