Encerrada nesta segunda-feira, 17, a programação da IV Semana de Enfermagem de Jequié. O evento foi aberto na última quarta-feira, 12, com a conferencista Drª Edméia Coelho que falou sobre as “Relações históricas e de gênero que dificultam o empoderamento da Enfermagem nas relações de trabalho da equipe de saúde”.
O evento, que teve como tema principal “Enfermagem: o Poder do Cuidado” reuniu estudantes, professores da FTC Jequié, da UESB e profissionais da área de saúde, aconteceu nas dependências das instituições parceiras e, no centro da cidade. “A enfermagem é uma ciência, com o objetivo de cuidar dos problemas reais de saúde por meio de ações com suporte técnico-científico, bem como exercer o papel significativo de educar para a saúde, ter habilidades em prever doenças e o cuidado individual e único do paciente”, destaca o professor da Faculdade James Melo.
A Semana de atividades também homenageou os profissionais da área pela passagem do Dia do Enfermeiro, comemorado no dia 12. “Para exercer a enfermagem, o profissional precisa ter conhecimento científico, pensamento crítico e julgamento clínico, saber executar os procedimentos, saber desenvolver pesquisas. Eis a importância de cursar uma faculdade”, diz o estudante do 9º semestre Daniel Rabelo. “Mas é preciso ir além. É preciso saber relacionar-se com as pessoas, com a equipe e, principalmente, com os pacientes e familiares”, conclui.
Sob a orientação dos professores das Instituições, foram apresentados trabalhos científicos realizados por estudantes do curso. “É uma grande satisfação verificar que, a cada ano, os alunos têm se interessado em realizar trabalhos e apresentá-los em eventos científicos. Este é um resultado muito bom, pois se percebe que os trabalhos têm crescido não só em número, mas, principalmente, em qualidade”, pontua a professora da UESB, Ana Jaqueline Carneiro.
O coordenador do curso de Enfermagem da FTC Jequié, professor Ronney Cabral, que fez parte da comissão organizadora, considerou que o evento já é algo consolidado na cidade, que demonstra a integração das faculdades no fortalecimento da Enfermagem, bem como no aperfeiçoamento do conhecimento. “Precisamos cada vez mais envolver os acadêmicos e travar discussões que possam gerar resultados e a valorização do novo enfermeiro,” concluiu.
Um comentário:
Queria que a feira de saúde fosse o dia inteiro. As pessoas precisam de mais informações sobre os cuidados com a saúde. Valeu a cobertura da jornalista Jusci, ela estava em todos os eventos.
Postar um comentário