quarta-feira, 16 de março de 2011

Suposta faculdade de MG oferece curso de formação de cambistas


Apesar de ser uma atividade condenável, o ato dos cambistas virou objeto até de aulas no “ensino superior”. A Faculdade Internacional dos Cursos Livres, situada em Ituiutaba, em Minas Gerais, oferece o “curso de cambista”. Para se formar, o interessado terá de superar cinco módulos e aprender alguns pontos curiosos, como “comprar ingressos a um preço x e depois vender a um preço x + y (sic)”.

Para conhecer um pouco mais sobre a instituição, o UOL Esporte se passou por um cliente interessado no “curso de cambista” e telefonou para a Faculdade Internacional dos Cursos Livres. Do outro lado da linha, uma atendente, chamada Ana Claudia, deu detalhes e, questionada diversas vezes, negou que o curso incentive práticas ilegais ou de má-fé.

“O cambista é aquele que, em uma linguagem popular, é um bilheteiro. Ele é capacitado para trabalhar em bilheterias em geral. Por isso não existe nada ilegal no nosso curso”, explicou a funcionária da instituição de ensino.

Mesmo com a explicação, alguns pontos expostos na própria página da faculdade denunciam o contrário. Alguns tópicos explicam que “Como qualquer empresário o Cambista é um Oportunista (sic)”, “Cambista é uma Profissão que é Criada pela Mão-invisível (sic)”, “É estranho imaginar que a bilheteria Não ocupe o papel do cambista (sic)”, entre outros.

Embora esteja, teoricamente, em Minas Gerais, a instituição oferece cursos à distância. Dessa forma, para ter a oportunidade de se aprofundar nesta atividade, o interessado pagará R$ 380 e receberá pelo correio, segundo a atendente da faculdade, vídeos, apostilas e uma prova para ser respondida. Como brinde, o aspirante a cambista também terá uma carteirinha de estudante.

O certificado de conclusão do curso, segundo a instituição, será entregue apenas se o estudante acertar 15 das 25 perguntas do teste, independentemente do tempo que o interessado levar para responder.

“O único tempo estipulado é a carga de 280 horas. A média de distribuição vai do ritmo de cada um”, completou a atendente da Faculdade Internacional dos Cursos Livres, que não tem qualquer vínculo com o MEC, o Capes ou CNE, fato que não dá qualquer tipo de validade aos certificados e diplomas emitidos pela instituição.

Consultado pelo UOL Esporte sobre o assunto, o MEC ainda não se pronunciou oficialmente.

Nenhum comentário: