quinta-feira, 31 de março de 2011

Ação Educativa no Conjunto Penal de Jequié


Orientados pela professora Soraya Sampaio, acadêmicos do 6º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram no dia 25 de março, atividades educativas pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, para os internos do Conjunto Penal de Jequié (CPJ).

Durante as ações educativas, foram abordados o reservatório do bacilo, modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade, diagnóstico diferencial, diagnóstico laboratorial, tratamento, medicações recomendadas e prevenção.

“Nosso objetivo enquanto cuidadores é mostrar a importância das medidas de prevenção e dos exames quando existe sintoma, permitindo um diagnóstico precoce e um tratamento com melhores resultados”, explica a professora Soraya.


“A informação é uma forte ferramenta de auxílio na prevenção da doença e pode ainda, criar por meio de ações como esta, multiplicadores que vão repassar informações sobre mudanças de hábitos que favoreçam a prevenção da tuberculose”, disse o estudante Marcos Uiliam Diniz.

Para a dona M.S., 52 anos, mãe de um interno, a iniciativa dos alunos da FTC Jequié é muito importante. “Não foi só para os internos, mas também para os familiares. Aprendi que devemos ter alguns cuidados para prevenir a doença”, diz a dona de casa.

“A tuberculose é uma doença curável. A campanha busca informar as pessoas, neste caso, os internos do CPJ, sobre todos os aspectos da doença para criar um hábito permanente de prevenção e alerta contra a tuberculose”, reforça a aluna Gildeni Maia.

Durante a realização das ações foram distribuídos folhetos para internos, funcionários, familiares e visitas dos internos do C.P.J.

Nenhum comentário: