Orientados pela professora Soraya Sampaio, acadêmicos do 6º semestre do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram no dia 25 de março, atividades educativas pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose, para os internos do Conjunto Penal de Jequié (CPJ).
Durante as ações educativas, foram abordados o reservatório do bacilo, modo de transmissão, período de incubação, período de transmissibilidade, diagnóstico diferencial, diagnóstico laboratorial, tratamento, medicações recomendadas e prevenção.
“Nosso objetivo enquanto cuidadores é mostrar a importância das medidas de prevenção e dos exames quando existe sintoma, permitindo um diagnóstico precoce e um tratamento com melhores resultados”, explica a professora Soraya.
“A informação é uma forte ferramenta de auxílio na prevenção da doença e pode ainda, criar por meio de ações como esta, multiplicadores que vão repassar informações sobre mudanças de hábitos que favoreçam a prevenção da tuberculose”, disse o estudante Marcos Uiliam Diniz.
Para a dona M.S., 52 anos, mãe de um interno, a iniciativa dos alunos da FTC Jequié é muito importante. “Não foi só para os internos, mas também para os familiares. Aprendi que devemos ter alguns cuidados para prevenir a doença”, diz a dona de casa.
“A tuberculose é uma doença curável. A campanha busca informar as pessoas, neste caso, os internos do CPJ, sobre todos os aspectos da doença para criar um hábito permanente de prevenção e alerta contra a tuberculose”, reforça a aluna Gildeni Maia.
Durante a realização das ações foram distribuídos folhetos para internos, funcionários, familiares e visitas dos internos do C.P.J.
Nenhum comentário:
Postar um comentário