“Conceito de Memória: Relatos de Fatos” foi o tema da primeira palestra do Ciclo de Palestras Percepção e Memória, realizado nesta quarta-feira (18), na Associação Jequieense de Cegos de Jequié (AJECE), por estudantes do segundo semestre do curso de Psicologia da FTC Jequié, como atividade complementar da disciplina Processos Psicológicos Básicos I.
De acordo com as universitárias, o objetivo da atividade é perceber como a memória reflete em nossas emoções, gestos, percepções, razão e aprendizado utilizando relatos que marcaram a vida de cada um. Na opinião da professora Ierecê de Mello, “vivemos na era da perplexidade, quando o conhecimento de meia hora antes já foi feito obsoleto por algo novo. Trabalhar em uma realidade assim é um desafio para qualquer profissional”, acrescenta.
“Tive uma infância feliz até os 11 anos e lembro-me da casa onde morei, conta Silvana Correa. Depois fomos “despejados” do local e fiquei magoada, pois achei que “roubaram” minha alegria da infância. Superei, mas continua registrado na memória”.
A memória se define pela recordação e vários fatores influenciam no processo de armazenamento das informações, como o fator afetivo e emocional. “No caso de experiências traumáticas, é normal a pessoa fazer um esforço para não se lembrar, uma vez que a lembrança é desagradável. Com o passar do tempo, o indivíduo pode ter dificuldades para acessar essa informação, mas ela está lá e o influencia”, explicou Ierecê.
Para a vice-presidente da Associação, Luzinete Maria Queiróz “a convivência com os alunos da FTC Jequié possibilita humanizar e facilitar o conhecimento sobre vários assuntos de interesse dos alunos da entidade, desconstruindo um preconceito ainda vigente na sociedade”.
“Aprendi muito com eles, que não sentem a deficiência visual como obstáculo e tenho certeza que nosso encontro ficará registrado na memória deles”, brinca a estudante Polliana Passos.
Confira a programação dos próximos encontros:
Dia 20.11: Tipos de Memória
Dia 25.11: Doenças que Afetam a Memória
Dia 01.12: Distorções de Memória
Local: Associação Jequieense de Cegos (AJECE), a partir das 15h30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário