segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Alunos de Enfermagem participam da Feira de Saúde

Atividade complementar da disciplina Administração na Assistência de Enfermagem, alunos do 7º semestre do curso de enfermagem da FTC de Jequié, orientados pelo professor Gilson Pires, participaram neste sábado, (28), da 2ª Feira da Saúde, promovida pelo Colégio Municipal Stela Câmara Dubois.

“Com a finalidade de levar a prevenção até a comunidade através do contato direto com os futuros profissionais da área de saúde, a unidade de ensino procurou integrar todos os funcionários, professores, alunos e a comunidade com atividades desenvolvidas durante o ano letivo”, destaca a diretora do colégio, professora Núbia Cristina Macêdo (foto).

Cerca de 30 alunos do ensino fundamental participaram das atividades sobre Hipertensão Arterial, Diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Para o professor Gilson Pires, o contato do universitário com a população é o primeiro passo para ser um bom profissional. "A participação dos futuros enfermeiros nestes eventos, coloca o aluno, na sua especialidade, frente aos problemas trazidos pelos pacientes", esclarece.

Estimular e esclarecer a comunidade sobre a necessidade de visitar o médico regularmente, também, é uma ação cotidiana. "Tem pessoas com problemas de hipertensão, e não sabe. Por isso explicamos a importância de ter um profissional acompanhando o tratamento e aconselhamos àqueles que têm predisposição à doença a tomar alguns cuidados essenciais para a prevenção", conta a aluna Maria Luísa Coelho.
De acordo com o professor Gilson Pires, o diabetes e a hipertensão arterial são doenças silenciosas. “Se nos testes realizados for constatado que há necessidade da pessoa tratar-se, é feito encaminhamento para a Unidade de Saúde de origem para reavaliação e acompanhamento. Este foi o caso de dona Célia Pereira, 58 anos, que apresentou nível elevado no resultado do teste de glicemia”, completa Gilson.


“Tomara esses encontros se tornem rotineiros porque assim, podemos aprender cada vez mais e sempre tirar alguma dúvida”, destacou Antonio Roberto Sampaio, 44 anos, que também fez uma visita ao estande para aferir a pressão arterial.

Nenhum comentário: