quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Projeto Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida

A Creche Municipal Dr. Antonio Astolpho dos Santos foi o local escolhido por estudantes do 8º semestre de Enfermagem da FTC Jequié para realização do último encontro com o grupo de idosos da comunidade Jardim Amaralina, cadastrados no “Projeto Envelhecimento Ativo e Qualidade de Vida”, no sábado (31.10).
A proposta do Projeto foi chamar a atenção para um novo olhar aos idosos, "visto que as condições na vida destas pessoas são precárias, tornando-se imperativo atentar para as reais necessidades desta parcela da população”, resume a aluna Barbara Gomes.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Assim, preparar uma velhice serena e saudável de todos os pontos de vista (físico, psíquico e social) deve ser uma preocupação dos indivíduos e da sociedade. “Para envelhecer precisamos nos sentir felizes e procurar viver cada dia como um presente”, declara Dona Maria Odília Pereira, 81 anos (foto).

Para a professora Jaqueline França existe a necessidade de ações, principalmente preventivas, a fim de que o envelhecimento possa ser encarado de maneira positiva, atrelando-o a uma boa qualidade de vida. “Pensando nessa necessidade de aprimoramento profissional para o cuidado com o idoso, não podemos de deixar de enfatizar a importância do enfermeiro nessa fase da vida, destacando ainda o papel essencial na capacitação do cuidador do idoso”.

Um comentário:

Ilcleide disse...

Juci , muito obrigada por tudo, vc sempre pronta a estar conosco em nossas reuniões e eventos, e quem lucra com tudo isso é a FTC que a cada dia cresce com nosso trabalho e empenho,e, tenho em seu corpo uma profissional como vc. Parabéns