quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ação Educativa

Cerca de 200 alunos da 5ª a 7ª séries, do Colégio Municipal Adolfo Ribeiro, assistiram atentos a apresentação do Projeto “Educação em Saúde para o Controle de Doenças Parasitárias”, desenvolvido por alunos do 4º semestre de Enfermagem da FTC Jequié. O projeto tem como finalidade desenvolver programas de educação preventiva a fim de minimizar os danos à saúde causados pelas parasitoses, pelas más condições de higiene, moradia e saneamento básico.

Através de slides e cartilhas educativas, os estudantes esclareceram dúvidas sobre a prevenção e cuidados com pediculoses (piolhos), escabiose (sarna) e esquistossomose (Schistosoma). “Quando eu tive piolho, minha mãe ficou desesperada. Fiquei com um pano cheio de álcool enrolado na cabeça”, conta Lucas Barbosa, 10 anos, durante a palestra.

Para a diretora da escola, professora Waldirene Pereira educar nos dias atuais é muito mais que ensinar e transmitir conteúdos. “A presença dos universitários da área ajudou a reforçar o conteúdo programático do colégio”, diz Waldirene.

Ações educativas interativas favorecem a aprendizagem de conhecimentos, promove a melhoria na qualidade de vida da população e conseqüentemente a prevenção de doenças. “Incentivar os acadêmicos a serem agentes de mudança na comunidade através dessas ações faz parte do cotidiano do curso”, diz a professora e orientadora do projeto Izabel Cristina Rocha.

Nenhum comentário: