sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alunos de Psicologia visitam AJECE

“Sexualidade”. Este foi o tema da palestra realizada na tarde desta quinta-feira (29), na Associação Jequieense de Cegos de Jequié (AJECE), por estudantes do terceiro semestre do curso de psicologia da FTC Jequié, como atividade complementar da disciplina Desenvolvimento Humano II.

Segundo a aluna Yara Marcelo (foto), o tema, sempre atual foi discutido com os deficientes visuais da AJECE com o propósito de facilitar e humanizar o conhecimento da sexualidade, ou seja, desconstruir um preconceito ainda vigente na sociedade para dar lugar à inclusão social, afetiva sexual e à qualidade de vida.

“A sexualidade nunca foi tão explicitada pela mídia, basta ligar a televisão que o assunto é abordado em noticiários, novelas ou programas diários” opina Silvana Correa durante a palestra.
Num momento de reflexão foram discutidas as facilidades e as dificuldades encontradas pelas famílias de jovens com deficiência visual para falar sobre assuntos relacionados a sexo, como gravidez, aborto, doenças sexualmente transmissíveis e libido. “Aos 11 anos eu não tinha nenhuma informação sobre o assunto, não tinha abertura com meus pais. Hoje, tenho um filho de 13 anos, e converso sobre tudo com ele”, revela a vice-presidente da Associação, Luzinete Maria Queiróz(foto).

Ensinar aos alunos de Psicologia a noção de “deficiência” como uma dimensão constituinte da condição humana para que atuem numa perspectiva inclusiva junto às pessoas com deficiências especiais faz parte da proposta pedagógica do curso da unidade, explica a professora Luciana Maria da Silva.

Nenhum comentário: