segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Alunos falam sobre Aborto na Adolescência

Com o objetivo de promover a discussão sobre a gravidez precoce e os riscos do aborto na adolescência, alunos do 6º semestre de Enfermagem da FTC Jequié, orientados pela professora Norma Bastos, realizaram na última sexta-feira (23) uma palestra sobre “Aborto na Adolescência”.
Acobertado pelo silêncio em torno do assunto, o aborto na adolescência tem crescido nos últimos anos na mesma proporção que a gravidez, esclarece a enfermeira e professora da UESB Ninalva de Andrade Santos (foto), ministrante da palestra. Para ela “é preciso que os profissionais da área também discutam sobre as políticas existentes no País a cerca da assistência ao adolescente”.

Existem algumas condições que propiciam a gravidez na adolescência, levando milhares de jovens a uma experiência fora de hora, dada a inexperiência e a dificuldade em criar um filho que chega. “Enquanto uma gravidez pode ser acompanhada tranqüilamente num hospital público, o aborto é feito na clandestinidade. Quanto menor o poder aquisitivo, piores as condições em que é realizado” diz a professora Norma.

Segundo a aluna Bruna Oliveira a palestra ofereceu momentos de reflexão. “A temática está na prática do profissional de saúde, que precisa estar qualificado para o atendimento direto das necessidades de saúde da população”.

Nenhum comentário: