quarta-feira, 28 de outubro de 2009

I Seminário sobre a Assistência de Enfermagem na Prevenção das Úlceras por Pressão


Orientados pela professora Izabel Cristina Dias, os alunos do 4º semestre de Enfermagem da FTC Jequié promoveram segunda-feira (26), no auditório do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), o I Seminário sobre a Assistência de Enfermagem na Prevenção das Úlceras por Pressão.

De acordo com a professora Andrea Quirino, ministrante da palestra a úlcera por pressão pode ser definida como uma lesão de pele e, cuidar de uma ferida é um processo que está presente no cotidiano dos profissionais de enfermagem. “É preciso conhecimento a respeito da anatomia, fisiologia, dos fatores que influenciam o processo de cicatrização. Assim, só depois de uma avaliação criteriosa o profissional poderá estabelecer uma conduta para a prevenção ou tratamento”, esclarece Andrea (foto).

Para a estudante Hismênia Gonçalves, é necessário ampliar os conhecimentos dos futuros enfermeiros a respeito desta e de outras doenças garantindo uma formação profissional de qualidade. “Vivenciamos esta preocupação nas ações do colegiado do curso”, diz.

“Saber que o profissional de enfermagem é responsável pelo cuidado direto e pelo gerenciamento da assistência e para tanto precisa estar preparado, motivou a realização desta atividade”, resume a estudante Mariana Azeredo.

Nenhum comentário: