quinta-feira, 1 de outubro de 2009

I Simpósio sobre Prevenção e Tratamento de Feridas

Os alunos do 8º semestre de Enfermagem da FTC de Jequié, em parceria com o colegiado do curso, realizam I Simpósio sobre Prevenção e Tratamento de Feridas: Um Novo Olhar na Forma de Cuidar. O evento tem como finalidade aprimorar o conhecimento dos acadêmicos e profissionais de saúde envolvidos com a prevenção, tratamento e cuidado de pessoas com feridas.

De acordo com o orientador do Simpósio, professor Silvio Arcanjo, a temática das feridas, ou lesões, está na prática do profissional de saúde diariamente e, para assistir os clientes/pacientes com excelência, é necessária uma constante busca por novos conhecimentos, bem como o aprofundamento e reciclagem dos saberes já adquiridos na academia.

Falaremos sobre temas já vistos, porém que fazem parte do nosso dia-a-dia e que, portanto, entendemos imprescindíveis neste simpósio, destaca Anna Cortizo, Coordenadora da Comissão de Pele do Hospital Português de Salvador. Com efeito, traremos ao debate o diabetes e suas complicações, como o “pé diabético”; as úlceras de membros inferiores e as úlceras por pressão, já consideradas pelo Ministério da Saúde como problema de saúde pública, completa Anna Rita Viana, Diretora de Curativos Serviços de Saúde Domiciliar em Salvador.

Segundo a aluna Maria Izabel Ferreira, “a educação deve ser permanente, pois as pesquisas na área acontecem diuturnamente e não podemos perder as oportunidades de nos apropriarmos desses conhecimentos compartilhados por profissionais experientes no assunto”.

O evento acontece até o dia 02, no Palácio das Artes (Teatro Municipal de Jequié) a partir das 8:h30m.

Nenhum comentário: