quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Aniversariantes da FTC Jequié - Setembro
01 - JOEL NASCIMENTO ANDRADE JUNIOR
01 - CARLOS ALBERTO RAFAELI DE OLIVEIRA
05 - JANARA VAZ ANDRADE
06 - DAVI MARQUES DOS SANTOS
08 - AMANDA MAGALHAES SOUZA
08 - LUIZ FABIO SILVA ROCHA
16 - SILVANA SANTOS NASCIMENTO
16 - VIVIAN MARA RIBEIRO
26 - SOFIA MEIRA GOES
28 - MARLUZE LINO DOS SANTOS
Alunos de Enfermagem promovem Oficinas
Esta atividade faz parte da disciplina Saúde da Mulher, e segundo a orientadora da turma, professora Norma Velasco uma das finalidades das oficinas é discutir a importância das ações educativas desenvolvidas pelos profissionais de saúde com as mães, avós e outros cuidadores, promovendo assim a melhoria da qualidade de vida e saúde do recém-nascido.
A tranquilidade marcou as provas do vestibular da FTC de Jequié
Uma Aula de Cidadania
Direção, colaboradores, professores, parceiros e alunos dos cursos de Administração, Enfermagem, Psicologia e Sistemas de Informação no Dia da Responsabilidade Social. Uma Aula de Cidadania, na Creche Antonio Astolpho, Bairro Jardim Amaralina.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Projeto Maternidade Ativa
Procuramos esclarecer alguns mitos para as gestantes e mostrar que é possível fazer uma alimentação saudável sem custo alto, explica a aluna Ilcleide Maia Santos (foto). Aqui tiramos dúvidas, mostramos como cuidar do recém-nascido, por exemplo, como tratar o umbigo do nenê, complementa.
Para Suely da Paz que espera o nascimento do segundo filho (a), tudo é muito diferente. “Fiquei grávida depois de 11 anos (idade do meu primeiro filho), e não quero cometer os mesmos erros da primeira gravidez. Seguindo as orientações, tenho certeza que meu parto será tranquilo”, relata Suely (a 1ª da esquerda para direita).
Este projeto faz parte do Estagio Supervisionado I e de acordo com a orientadora Jaqueline França foi também criado com o intuito de fortalecer o vínculo afetivo e facilitar a comunicação da mãe com seu bebê ainda na barriga.
EBDA e OGTEC presentes no evento
Parceira da EBDA, a ONG OGTEC (Organização e Geração de Trabalho e Renda e Empreendedorismo e Cidadania) trouxe a horta ecológica e doação de 500 mudas de árvores para distribuição (depois de cadastrada) às famílias da comunidade.
Ações como plantar, cultivar e colher boas hortaliças foram executadas por funcionários capacitados. Depois de cadastrada estou levando uma muda de árvore para minha casa, conta a dona de casa Renata Gomes, 33 anos, moradora do bairro. “Tenho certeza que está atitude hoje dará bons frutos futuramente para ajudar o meio ambiente”.
Serviços Odontológicos no Dia da Responsabilidade Social
Grande parceira da FTC, a Secretaria Municipal de Saúde participou do Dia da Responsabilidade Social, no bairro Amaralina, em Jequié com o Posto Móvel OdontoMédico. O Dr. Flávio Guedes explicou que foram disponibilizados os procedimentos obturação e limpeza dentária para a comunidade do Jardim Amaralina presente no evento. “Aqui temos condições de executar com segurança os procedimentos necessários para cuidar da dentição dos pacientes e orientá-los quanto aos cuidados básicos para manter os dentes perfeitos”, afirma Dr. Flávio Guedes.
A dona de casa Cristiane Pereira, 27 anos, ficou feliz com a oportunidade, “Não tenho condições de pagar um tratamento particular, aproveitei para fazer o exame”.
Alunos da FTC Jequié promove palestra sobre PAISM
Ministrante da palestra, o Enfermeiro Articulador da Unidade, James Melo (foto), explicou que, o objetivo maior do PAISM é atender a mulher em sua integralidade, em todas as fases da vida, respeitando as necessidades e características de cada uma delas. “Por isso é importante estimular a formação de profissionais qualificados para o atendimento direto das necessidades de saúde da população”, ressalta James Melo.
Alunos de Enfermagem promovem palestra sobre PHPN
Alunos do 5º semestre promoveram no auditório da FTC de Jequié, na tarde desta segunda-feira (28), uma palestra sobre o Programa de Humanização no Parto e Pré-Natal.
Esta atividade faz parte da disciplina Saúde da Criança e contou com a participação da palestrante Profª Liane Oliveira Souza Gomes (foto). “Concentrar esforços no sentido de reduzir as altas taxas de morbi-mortalidade materna e perinatal; adotar medidas que assegurem a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto, puerpério e neonatal, são algumas das prioridades do programa”, destacou a professora Liane.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Jequié Moto Estrada faz doação de alimentos
O Grupo Jequié Moto Estrada não ficou fora do evento. Nesta parceria o grupo participou com a doação de 200km de alimentos, distribuídos para famílias carentes e cadastradas no projeto. De acordo com Ricardo Costa, presidente do Moto clube, “este momento foi gratificante, pois podemos ajudar as pessoas da comunidade, com gestos simples”
Para D. Maria do Carmo Souza, 78 anos, foi uma alegria ”Esta doação vai ajudar muito minha família, chegou em boa hora”, foi o agradecimento dela aos doadores.
Jogos de Lógica prendem a atenção da garotada
Marcelo Oliveira de Jesus, 9 anos, ficou encantando com a oportunidade de conhecer este tipo de jogo. "Quando posso vou à lan house, mas nunca vi este tipo de brincadeira, vou contar para meus amigos da escola", descreve.
Brinquedolândia faz a festa no Dia da Responsabilidade Social
O brinquedo Pula-Pula também foi um grande sucesso. As crianças se divertiram muito.
SESC presente no Dia da Responsabilidade Social
O SESC também é parceira do evento. Contamos com a presença da Dra. Márcia do Espírito Santo Oliveira, que trouxe orientações de higiene bucal para as crianças da comunidade. “Trouxemos uma exposição onde as pessoas poderão identificar alguns problemas bucais e como solucioná-los”, explica Dra Márcia.
Maria Paula Jesus, 7 anos, aprendeu com a Dra Márcia a maneira correta de fazer a escovação dos dentes. “Achei bom, não era assim que eu fazia", conta Maria Paula. “Agora vou fazer certinho e ensinar para meus irmãos”, completa.
As oficinas de Tricô e Bordado e Contador de histórias promovidas pelo SESC foram um sucesso. Para a estudante Zildeane Silva Souza, 20 anos, esta foi à oportunidade que desejava, “agora não vou mais parar. Vejo nesta atividade uma maneira de ganhar dinheiro fazendo uma coisa que gosto”.
Enquanto isso, em outra sala, a turma fica atenta enquanto a Oficina Contador de Histórias vai a todo vapor com “Tia" Luciana Lago. Atentas, a criançada nem pisca.