terça-feira, 29 de setembro de 2009

Alunos de Enfermagem promovem palestra sobre PHPN

Lorena Novais e Ubiranei Almeida - alunos de enfermagem

Alunos do 5º semestre promoveram no auditório da FTC de Jequié, na tarde desta segunda-feira (28), uma palestra sobre o Programa de Humanização no Parto e Pré-Natal.

Esta atividade faz parte da disciplina Saúde da Criança e contou com a participação da palestrante Profª Liane Oliveira Souza Gomes (foto). “Concentrar esforços no sentido de reduzir as altas taxas de morbi-mortalidade materna e perinatal; adotar medidas que assegurem a melhoria do acesso, da cobertura e da qualidade do acompanhamento pré-natal, da assistência ao parto, puerpério e neonatal, são algumas das prioridades do programa”, destacou a professora Liane.

Segundo a orientadora dos alunos, professora Norma Velasco “a palestra de humanização tem por objetivo oferecer aos futuros profissionais de enfermagem uma nova visão sobre o atendimento à parturiente, dentro de um novo paradigma: A mulher como atriz principal do seu parto e como agente social de disseminar, tanto da experiência positiva como da que fere e traumatiza”.


O Parto Humanizado é mais do que garantir às gestantes consultas de pré-natal e uma vaga em maternidade. Podemos humanizar o parto oferecendo um atendimento centrado na mulher, para que ela possa ter uma experiência positiva e fortalecedora, explica a aluna Geisa Calhau (foto).



Nenhum comentário: