terça-feira, 1 de setembro de 2009

PROJETO PROMOVENDO SAÚDE PARA O ADOLESCENTE

Entre os dias 01 e 03 de setembro, no Instituto de Educação Régis Pachêco (IERP), acontece a 3ª Semana do Adolescente, com o tema: Ouse Viver a Adolescência com Intensidade, Responsabilidade e Naturalidade na Sexualidade do Ser. Fazendo parte da programação alunos do 6º semestre do curso de Enfermagem da FTC de Jequié, orientados pelos professores Ronney Cabral e Izabel Lima Rocha, apresentam o Projeto Promovendo Saúde para o Adolescente.

“Através de uma abordagem leve, nosso projeto tem como objetivo levar aos adolescentes o conhecimento de instrumentos que lhes permitam ter relações sexuais, livres das conseqüências do sexo inseguro, como gravidez não planejada e aborto ou as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e AIDS” explica a professora Izabel.

“Propiciar autonomia para tomada responsável de decisão quanto à vida sexual e reprodutiva, também faz parte da meta do projeto”, completa o coordenador do curso e professor Ronney Cabral.

O Projeto RENAS-SER (Responsabilidade e Naturalidade na Sexualidade do Ser) existe desde outubro de 2005, com reuniões semanais o ano inteiro. Dividido em 3 módulos o projeto tem como objetivo abrir espaço para um diálogo franco e esclarecedor sobre sexualidade, métodos contraceptivos, DSTs, AIDS e drogas, explica a professora e coordenadora Cynara Cabral.

As adesões são voluntárias. “Mesmo depois da conclusão dos estudos, o aluno poderá continuar participando”, esclarece a professora Cláudia Sales. “Contamos com a parceria da ONG GAPA-BA (Grupo de Apoio e Prevenção a AIDS), que nos apóia com materiais de campanhas e na formação para alunos/multiplicadores do Projeto RENAS-SER”, conclui a professora.

Nenhum comentário: