segunda-feira, 31 de março de 2008

Merchandising Amigo

A turma do Banco Itaú esteve visitando a FTC Jequié com seu estande promocional do Maxi Conta Universitário. A Ação Universitária Itaú foi instalada no coreto central da unidade onde além do estudante poder abrir sua conta, foi disponibilizada informações sobre o Concurso Cultural Itaú e muita diversão com jogos do game Wii.

No Concurso Cultural Itaú o estudante deve responder a questão: Universitário, o que é feito para você? A melhor resposta entre os alunos da FTC ganha 01 (um) Ipod 1G. A melhor resposta entre todas as faculdades participantes ganha um Nitendo Wii.

Extensão em Jornalismo Digital

Com uma palestra do professor e jornalista Alberto Oliveira sobre "Navegabilidade, usabilidade, hipertextualidade, memória e personalização de conteúdo", foi iniciado neste sábado (29) na FTC de Vitória da Conquista, o curso de extensão em Jornalismo Digital, destinado a profissionais de comunicação: Jornalismo, Televisão, Radio e Web. Participaram desse primeiro módulo, profissionais de comunicação social e RTVC de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga.

sexta-feira, 28 de março de 2008

FTC Jequié mobiliza população em ação promocional

Na última quarta (26) a FTC Jequié organizou uma ação promocional para o Vestibular 2008.2. Com um estande montado na Praça Luiz Viana, a Instituição montou um ambiente descontraído, com apresentação dos cursos oferecidos na Unidade, flashes ao vivo pela 105FM e jogos de perguntas para distribuição de brindes e exemplares do Jornal Circulador.

O evento contou com a presença do diretor geral, prof. José Carlos, o diretor administrativo financeiro Armando José Cabral, de coordenadores dos cursos e estudantes da unidade.

quarta-feira, 26 de março de 2008

Prêmio do Concurso FTC Digital vai para estudante de Enfermagem

A vencedora do Concurso de Frases do FTC Digital foi a estudante Dayane Gomes Silva, do curso de Enfermagem. Com a frase “FTC Digital é gerenciar novas idéias e navegar no prazer de um futuro brilhante” Dayane ganhou o Ipod de prêmio.

A comissão de premiação foi composta pelo coordenador do curso Prof. Ronney Cabral e pelo representante docente da CPA Prof. Fábio Mansano de Mello.

terça-feira, 25 de março de 2008

Xinã, a formiguinha cantora


O estudante Santiago Pereira, do 1° semestre de Administração da FTC Jequié compõe o Grupo de Teatro ArtFaces. Motivados pelas várias possibilidades que tem a arte teatral, o Grupo ArtFaces vem atuando a nove anos em Jequié e promove para o mês de abril o Projeto Xinã, peça teatral infanto-juvenil de caráter artístico-educativo. De forma leve e bem humorada Xinã, a formiguinha cantora, questiona os chamados “padrões de normalidade” dentro da sociedade e suas implicações no cotidiano. Xinã estréia no dia 05 de abril, às 20h no Centro de Cultura de Jequié com direção de Luciene Gomes e apoio técnico de Juanez Lopes e Nilza Souza Gomes.

Apresentações
05 de abril - às 20h - Centro de Cultura ACM.
10 de abril - às 10h e 15h - Centro de Cultura ACM.
11 de abril - às 10h e 15h - Centro de Cultura ACM.
18 de abril - às 10h e 15h - Casa da Cultura Pacífico Ribeiro.
19 de abril - às 15h - Casa da Cultura Pacífico Ribeiro.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Click Fotográfico: Templos e Prédios Antigos de Jequié




Músicas:
Tua Família - Anjos de Resgate
Gentileza - Marisa Monte

Por Jeisa Passos e Tiago Henrique

terça-feira, 11 de março de 2008

Curso de Enfermagem FTC Jequié apóia evento do SESI

A FIEB SESI realiza em Jequié, durante os finais de semana do mês de março, o 3° torneio de Futsal SESI – Integração das Indústrias e a 1ª Copa Sesinho de Futsal, no Ginásio de Esportes Aníbal Brito.

Com o tema “Promoção do Lazer e Qualidade de Vida do Trabalhador” o SESI conta com o apoio do curso de Enfermagem da unidade que participa promovendo o projeto Educar para Promover Saúde, sob coordenação da Profa. Margarete Medrado, oferecendo aos participantes do evento serviços como verificação de PA, glicemia capilar, educação e saúde.

Na oportunidade os estudantes (a partir do 4° semestre) orientam os desportistas e o público em geral sobre alimentação, prevenção de DSTs, problemas de pressão arterial, saúde na melhor idade, preparação de soro caseiro, dicas de saúde e cuidados durante a gravidez. Os estudantes são acompanhados pelos enfermeiros (as) articuladores (as) de ensino Charles Silva, Carla Requião e Soraya.

Por Leandro Novaes
Assessoria de Comunicação-FTC Jequié

segunda-feira, 10 de março de 2008

Concluímos a primeira fase


Após três semanas de muito trabalho, já podemos ver apresentado um conteúdo muito interessante de webjornalismo. Claro que ainda temos uma pedra bruta que precisa ser muito bem lapidada. Organizar nossas idéias, pensar em construir um estilo próprio, buscar sempre a objetividade e a clareza na elaboração dos textos, esses devem ser nossos objetivos.

Nesta fase iniciaremos o processo de correções. Nossa pedra bruta será transformada num precioso diamante. Conto com a participação de toda turma na busca pela melhoria do nosso conteúdo.

Para os internautas visitantes, a dica é: durante as próximas semanas revejam os textos do blog e percebam as modificações, seus comentários são muito bem-vindos.

Uma ótima semana para todos.

Prof. Leandro

sábado, 8 de março de 2008

"Nossa meta é otimizar o serviço"

O WebJornal Laboratório abre o direito de resposta ao setor Administrativo-financeiro da FTC Jequié frente aos fatos revelados no blog sobre algumas falhas no serviço oferecido.

Em entrevista concedida ao WEBJL, o assistente administrativo, Narciso Amaral, reforça a idéia que a evolução do setor depende não só da instituição, mas também do controle que cada estudante tem com sua documentação e em sua relação com a parte burocrática da IES.

Segundo Narciso, "há uma demanda muito grande em relação aos cheques devolvidos, e o seu retorno para as unidades. Os nossos cheques são todos encaminhados à Mantenedora, em Salvador, onde são negociados com vários bancos e empresa de Factoring. O fluxo de saída desses cheques acontece em cada unidade. Entretanto, o fluxo de retorno é concentrado na Mantenedora que, após recuperá-los junto ao mercado, faz uma triagem, encaminhando-os às unidades de origem. Devido à complexidade desse trabalho, ocorre, realmente, uma pequena demora até que eles cheguem às nossas mãos. Existe um agravante nesse processo, tendo em vista que muitos desses cheques são de terceiros, o que dificulta o acompanhamento por parte dos alunos que os utilizam em pagamentos junto a FTC. O pedido aos discentes é que quando constatarem em seus extratos a devolução de um cheque dado em pagamento em nossa unidade, que nos procure com uma cópia do extrato, para que possamos otimizar o processo. Salientamos que aqueles que assim procederam tiveram uma resposta muito mais rápida para seu problema. O setor Administrativo-financeiro da FTC Jequié está à disposição para dirimir qualquer dúvida, aceitando, inclusive, sugestões que visem a melhoria da qualidade do nosso trabalho".

Por Leandro Novaes
Assessoria de Comunicação
FTC Jequié

Tecnologia a favor da vida

A humanidade está dando passos gigantescos em relação a outras épocas, nunca se falou tanto em avanços tecnológicos e busca de conhecimento em favor da vida. Hoje falamos em Clonagem, nanotecnologia, biotecnologia. Até a Química, a Medicina -nanomedicina- e os físicos estão tendo que conviver administrar novas invenções que, passam por decisivos avanços científicos e tecnológicos. As vantagens e desvantagens dos novos inventos e inovações tecnológicas deverão ser avaliadas cuidadosamente, para não cometer erros que venham trazer danos fatais ou irreversível.

O termo "nanotecnologias" é amplamente utilizado para definir a ciência e as técnicas que se aplicam a um nível de nanoescala, ou seja, medidas extremamente pequenas. O desenvolvimento desta disciplina é produzido a partir das propostas de Richard Feynman. Nanotecnologia é o estudo, da manipulação e aplicação de materiais, equipamentos e sistemas operacionais através do controle da matéria em escala nanométrica, e da exploração dos fenômenos e propriedades da matéria.


Fonte: http://www.wikipedia.com/

Por Alan Leal

Tecnologia no cotidiano dos adolescentes

O meio de comunicação mais utilizado pelos adolescentes hoje em dia é a Internet, pesquisas do IBOPE afirmam que nem mesmo o telefone celular é tão utilizado por eles.

As crianças e adolescentes passam bastante tempo em sites de entretenimento e em conversar instantâneas. Orkut e MSN são o que eles mais utilizam, alguns deles levam horas só no bate-papo com os amigos.

Rafaela (15), diz que não consegue ligar o computador e não acessar primeiro o Orkut, para ver se tem novos recados para responder, segundo ela, nesse mesmo site ela passa mais de 2 horas, já que um link leva a várias curiosidade e assim por diante. Mesmo os adolescentes sendo incontroláveis cabem os pais controlarem o tempo de seus filhos em frente ao computador, eles devem saber usar esta ferramenta.

Leia Mais: IBOPE Mídia divulga 1ª Pesquisa Nacional de Telecomunicações.

Por Iliane Souza

Cibercondríacos: internautas que pesquisam sobre saúde


Essa tradição – em que o médico é o iluminado e o paciente é mero espectador – está sendo atropelada pelo fenômeno da internet.

Pacientes cada vez mais informados vasculham a internet em busca de informações sobre a doença que sabem que têm, sintomas (que incluem em suas intermináveis listas) e até por um remédio novo. Nessa cobrança interminável de informações, a palavra paciente deixa espaço para os clientes (termo atual utilizado nos consultórios médicos).

Como aspecto positivo à transformação na área da saúde, destaca-se a autonomia do paciente. Mas atenção! A Internet também pode fazer mal a saúde disponibilizando atividades criminosas, tais como: venda de remédios proibidos, promessas de curas milagrosas, entre outros. Assim com a Internet o doente conquista o direito da escolha.

Por Têka Wilma

Distância não é problema!


Com o surgimento das novas tecnologias, a educação vem ganhando novas ferramentas e fortes aliados. O grande colaborador do processo educacional no momento é o recurso da vídeo-conferência, que além de diminuir os custos com professor tem aumentado a produtividade dos usuários.

A vídeo-conferência tem mudado conceitos em diversos setores da sociedade. Hoje em dia, através desse recurso, já é possível participar de congressos, seminários, reuniões, palestras em qualquer lugar do país e até no exterior em tempo real sem precisar sair de sua cidade e agora, já está ganhando espaço em audiências judiciais.

Com isso se ganha tempo e economiza-se dinheiro com despesas de viagens e ainda permite a troca de experiências e informações com pessoas de qualquer lugar do mundo. No Brasil, várias experiências têm sido realizadas em torno desta nova ferramenta tecnológica.

O que é a Transmissão por Videoconferência?
A Transmissão por videoconferência é uma forma de comunicação que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes de forma simultânea. Com este recurso as pessoas têm a idéia de estarem partilhando de um mesmo espaço físico e de uma mesma relação temporal, já que a transmissão pode acontecer em tempo real.

Um ambiente comum de video-conferência é composto de uma sala equipada com uma câmera especial e alguma facilidade tecnológica para a apresentação de documentos.

Hoje, a videoconferência prova ser uma ferramenta extremamente poderosa, transformando o dia-a-dia dos que dela utilizam.

Por Cristiane Rocha

sexta-feira, 7 de março de 2008

A nova linguagem da Internet

A internet ajuda a aproximar os amigos, facilita a paquera e a pesquisa escolar. Com isso muitos jovens passam horas na frente de um computador, de tanto conversar, a garotada acabou criando uma linguagem própria para o computador. Um jeito, digamos, bem diferente de escrever. Veja um pouco dessa nova linguagem a baixo:

oiii
e ai como c tah???
bjaum...
fik com Deus...

Meu niver foi P.E.R.F.E.I.T.O. Sabe prq?
Prq vc se lembrou de mim...
Tudo de bom!
B-jinhossss

É assim que muitos jovens escrevem para ganhar tempo e poder falar com muitos amigos quando estão on-line e esses dois pequenos textos mostram que teclar e digitar são a mesma coisa para a maioria das pessoas. No entanto para os jovens não é a mesma coisa. Nessa geração, trabalho de escola é digitado, conversa em site de relacionamento é teclada.

Como são diferentes, elas têm até linguagens próprias. Para os trabalhos, vale a boa e velha língua portuguesa. Já para o bate-papo, ganha cada vez mais espaço o "internetês", dialeto próprio da internet, baseado principalmente na velocidade. Para escrever mais rápido, as palavras perdem letras e acentos. Outras vezes, ganham a pronúncia por escrito.

Às vezes, precisa mesmo de tradução. Exemplo: BLZ quer dizer beleza, FMZ significa firmeza até frases são abreviadas, se você quer desejar um ótimo final de semana é só escrever ÓTMU FDS. Os próprios jovens acham que tem que tomar cuidado com o uso do internetês. Toda linguagem sofre transformações, isso é inevitável. Nós já tivemos várias influências. Antigamente, vós mercê, depois, você e agora cê. Vai saber o que daqui a pouco vir. Porém não devemos achar que podemos incorporar essa linguagem ao nosso dia a dia.

Por Eliomar de Jesus

Tradicionalismo Versus Tecnologia Na Educação

Para falar sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo educacional como subjugadora do sistema tradicional de ensino é preciso ter ciência do papel do professor nessa esfera. Os conceitos pedagógicos atuais consideram o docente como sendo o responsável por estimular o aluno na busca pela informação; papel esse que vai muito além de direcionar e esclarecer, mas deixar que esse aluno construa seu próprio conhecimento, e, claro, aprender junto com ele.

A presença da figura humana como mediadora do conhecimento é algo insubstituível, porém, a tecnologia proporciona que o estudante seja mais ousado no processo de aprendizagem. Bem diferente da prática tradicional, onde o aluno recebe o conhecimento de forma passiva para criar um banco de respostas em sua mente.

Por Geórgia Priscila

Do livro impresso para o livro eletrônico


Na era da informatização, quase todas as funções acabam introduzida ao computador, então não é novidade que o livro tenha de se adequar a esse contexto. No começo parece assustadora, a idéia de que o livro será extinto, pois ele ainda faz parte da nossa cultura.

Mas nem sempre o “novo” anula o “antigo”, apenas muda, e que essas inovações vem a suprir as necessidades deste século, onde tudo é feito com rapidez. Assim como o rádio não acabou com a chegada da televisão dificilmente ocorrera com o livro, a leitura digital poderia ser considerada um incentivo a mais, à leitura.

As novidades podem assustar as ligações com as tradições seculares são difíceis de ser rompidas, tanto assim que para muitos expoentes do mundo cultural italiano do final do século XV era uma coisa ignóbil colocava um livro impresso na própria biblioteca, diz Nicoletta Castagni, em Gutemberg: a maravilhosa invenção.

Uma questão para reflexão. Será que os livros resistirão ás tecnologias digitais?

Por Jeisa Passos

Eva de volta ao paraíso

Os empresários da Basiga S/A estão investindo no plantio da maçã no semi-árido, que é a variedade Eva, a qual recebe um tratamento tecnológico diferenciado.

A maçã cultivada na Bahia (Ibicoara) já vem sendo plantada em São Paulo em Santa Catarina e Minas Gerais, disse o superintendente da empresa, Mauro Bennach, ao jornal A Folha de São Paulo. "A variedade não exige tanto frio quanto as do tipo Gala e Fuji, encontradas nas áreas mais tradicionais do país, situadas principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina", completou Bennach.

A nova maçã é resultado de 20 anos de pesquisa. O início remete a 1979, quando Hauagge começou os cruzamentos das variedades Gala e Anna, esta última oriunda de Israel e adaptada a regiões quentes.

Mas, em longo prazo, a estratégia da Bagisa é abastecer toda a Região Nordeste. “Queremos entrar forte em dezembro, que é quando os estoques das câmaras frias de maçã do Sul estão acabando e a colheita ainda não iniciou. Nesta janela, entraremos com fruta fresca no mercado”, diz Mauro Bannach.

Por Lidiane Santos

quinta-feira, 6 de março de 2008

Os Primordes da Tecnologia e Sua Contribuição Para a História

O termo tecnologia nos lembrar a internet, com seus links, hipertexto e animações, ou aparelhos de robótica de ultima geração. Mas o siginificado dessa palavra interligada ao conhecimento é muito além dos fios de cobre.

No século XVl os pensadores humanistas já idealizavam grandes invenções tecnologicas. Com o surgimento do renascimento cultural na idade morderna ,a europa passa por grandes transformações ciêntificas, sendo os primordes da tecnologia.

O teslescópio aperfeiçoado pelo italiano Galileu Galilei, permitiu que o homen obsevar-se novas fronteiras, ou seja o universo, descobriu tambem o termometro e a balança hidrostatica.
Galileu é considerado um cientista que mais contribui para a modernidade, por causa dos seus estudos mecânicos.

Porém o grande gênio da mordernidade, foi o italiano Leonardo Da Vinci, que criou máquinas originais acionadas por energia hidraulica.Desenhou aparelhos impossiveis de serem construidos na sua epóca, como submarinos, canos de guerra e até máquinas voadoras acionadas por hélices.
A versátilidade dos cientistas do século XVI deixou grandes contribuições para a história,tanto no campo das ciências humanas e nas invenções tecnologicas.

Por Erico Veríssimo

Privacidade Versus Participação

A introdução destas novas tecnologias de informação e comunicação interativa na vida dos cidadãos apresenta tanto riscos como promessas positivas. Vai depender do tipo de sociedade que a humanidade desenvolver no futuro, se a tecnologia da comunicação contribuirá para o enriquecimento ilimitado da qualidade de vida ou para a instalação de uma situação de controle total das vidas humanas por parte da minoria detentora do poder.

Um risco ameaçador é a perda da privacidade, sabemos que a maioria dos serviços operados eletronicamente a partir das residências são coordenados por computadores, é evidente que os dados acumulados sobre as atividades e escolhas de cada indivíduo estarão acessíveis às pessoas que possam manipulá-los e armazená-los.

Imaginemos, por exemplo, que o usuário solicite notícias de certa área específica de jornais on-line ou outros serviços noticiosos, tudo isto estará registrado, e uma análise organizada demonstrará as tendências ideológicas da pessoa.

Frente a este e outros riscos da democracia eletrônica, apresenta-se a grande vantagem da participação dos cidadãos no debate de problemas sociais, políticos, econômicos e o acesso generalizado às informações, mas o aproveitamento adequado destas novas tecnologias para a democracia verdadeira dependerá de mudanças na estrutura social que priorize a qualidade de vida dos seres humanos.

Por Luciano Reis

A Internet e suas influências

A disseminação das novas tecnologias está colocando nossas crianças em contato direto com o mundo virtual e deixando nas mãos dos pais um desafio de como lidar com a mais nova situação “Internet”.

A Internet é uma grande fonte de informação, sendo também uma ferramenta de se preocupar, pois como vários sites dão ênfase a pornografia deixam as crianças muito próximas da prostituição e de pedófilos.

A criança em contato com a Internet não só acessa os sites permitido para sua idade, mas sim outros que podem transformar o seu comportamento.

Sendo assim, vale salientar que a internet também pode ser uma aliada desde que pais e até mesmo professores estejam preparados para aproveitar o máximo os recursos da rede. Contudo, os pais têm que utilizar de sua inteligência para saber manusear cada situação, pois a internet é um benefício desde que bem utilizada.

Por Edinéia Nery

As novas tecnologias na área hospitalar

A história da evolução tecnológica na área da saúde, ou seja, a tecnologia dura, começou com a revolução industrial através do desenvolvimento de novas tecnologias em praticamente todas as áreas do conhecimento.

Hoje as novas tecnologias na área hospitalar contribuem na troca de informação, diagnósticos e análises entre profissionais da área de saúde, em tempo real.

Atualmente os prontuários eletrônicos estão cada vez mais acessíveis. A principal novidade é um sistema que circula imagens digitalizadas com o prontuário eletrônico. Essa ferramenta permite ao profissional receber imagens de diagnósticos, estabelecendo melhor acessos de intervenção e avaliação integral.

A tecnologia pode ser também utilizada para aumentar a segurança. Um recém-nascido pode ser monitorado pelos pais e pelo hospital, acompanhando onde está e se cruza algum limite do hospital, logo há uma intervenção por parte da segurança. Além disso, a tecnologia facilita no processo e de acompanhamento de vários profissionais das decisões a serem tomadas em relação ao paciente.

Na área de comunicação hospitalar, a tecnologia tem novidades importantes. Uma boa prestação de serviço depende necessariamente de uma interação das áreas de atendimento, enfermagem, hotelaria e nutrição entre outros serviços. A tendência mundial no segmento hospitalar é cada vez mais utilizar-se de tecnologias para uma prestação de serviço de alta qualidade.

Por Claudia Moreira

A comunicação acontece


A Era da Informação está voltada para a descoberta do individuo ao mundo do conhecimento. As novas tecnologias andam ao nosso favor, no que diz respeito a caminhada pelo saber, o que trouxe consigo uma linguagem própria, acusada por alguns de “assassinato” da gramática.

Diante da avalanche de inovações que o mundo pós-moderno nos propicia, surgi uma nova linguagem com características própria de um meio de comunicação virtual ligada diretamente à língua falada, o que rompe com os parâmetros de uma linguagem escrita, de acordo as regras gramaticais.

A comunicação está muito além do conhecimento, que alguém tem ou adquiri, a cerca das regras exigidas pela norma culta da língua. O preconceito lingüístico existe desde momento que ignoramos a fala, ou expressão de um individuo, quando esse quebra com os padrões gramaticais.
O ato de se comunicar está muito além de uma escrita vista como certa ou errada, está em manter-se entendido pelo outro.

A internet, como meio de comunicação inovador veio ressaltar que a comunicação se estabelece além das convenções exigidas, mas pela relação de entender e ser entendido.

Por Tamiles Rocha


quarta-feira, 5 de março de 2008

Os Desafios da Educação à Distância


O debate sobre educação à distância anda em alta atualmente. Mas a discussão vai além do objetivo único de transpor a barreira do espaço/tempo. Além da questão espaço/tempo, o desafio agora é utilizar as novas tecnologias para criar mecanismos que estimulem o aprendizado, permitindo o surgimento de uma nova estrutura de educação, transmissão de informação e relacionamento entre educador/educando.

As primeiras experiências em educação à distância no Brasil surgiram algumas décadas atrás com os cursos via correio. Apesar do sucesso que tiveram - por isso resistem até hoje - não são bem vistos por muitos; devido a pouca interatividade existente.

A partir de 1995, com a chegada da Internet no Brasil, a educação à distância começou a se desenvolver novamente, e ano após ano surgiram novos formatos e aplicações, acompanhando o desenvolvimento da própria internet. Nos últimos anos vimos importantes instituições de ensino americano lançar seus “cursos virtuais”, e o mesmo começa a ocorrer no Brasil, a exemplo da FTC Ead.

Apesar dos avanços que as novas tecnologias estão proporcionando à educação, não podemos esquecer que elas são somente ferramentas para a transmissão da informação. Devemos sempre lembrar que o centro das atenções é o ser humano, o educando, pois é este quem vai assimilar as novas informações adquiridas e transformá-las em conhecimento.


Por Jusci Costa

Novos empregos graças à TIC

A já famosa Tecnologia da Informação (TI) evoluiu para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), e a fórmula que aqueles que acompanham as tendências do mercado devem memorizar é: NT+NM=NO (novas tecnologias mais novo mercado é igual a novas oportunidades).

Dicas de novas profissões

Dentro do grupo de novas profissões estão os coordenadores de projetos, gerentes de terceirização, programadores visuais multimídia, engenheiros de rede e administradores de comunidades virtuais. Nesta área o importante é conhecer os processos de cada empresa para poder desenvolver o software ou implementar o serviço, de acordo com os requisitos solicitados por ela. Diante dos atuais 15% de desemprego nas principais capitais brasileiras, eis uma esperança.

Por Nelson Galvão

EAD

Educação a Distância, ou EAD, é uma modalidade de ensino onde as atividades necessárias à formação curricular do indivíduo são desenvolvidas, em maior parte, sem que exista a presença física do professor, onde tem se tornado uma maneira mais pratica e viável para se alcançar desde uma graduação ate uma especialização.

No Brasil, as bases legais para a modalidade de educação a distância foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996), no Brasil existem inúmeras instituições que já se aderiram a está modalidade de ensino, a FTC é uma delas, em que oferece esta forma de aprendizagem, onde busca graduar e profissionalizar com as mais novas ferramentas do mercado.

A instituição interessada deve credenciar-se junto ao Ministério da Educação, solicitando, para isto, a autorização de funcionamento para cada curso que pretenda oferecer. O processo será analisado na Secretaria de Educação Superior, por uma Comissão de Especialistas na área do curso em questão e por especialistas em educação à distância. Para maiores detalhes entre no site do ministério da educação.

Por Anízio Júnior

As Influências das novas Tecnologias sobre a Vida de Jovens e Crianças

Os recursos tecnológicos da sociedade pós-modernas mudaram para sempre a nossa concepção de tempo e espaço. Hoje é possível se comunicar com o mundo quase que instantaneamente, desde que tenhamos ao nosso alcance computadores “plugados’’ na grande rede mundial, a internet.

Com as influências dos novos meios, criados para facilitar a comunicação entre as pessoas, jovens e crianças foram os mais atraídos para fazer parte desse admirável mundo novo, prometido pelos meios eletrônicos, cedendo grande espaço em suas vidas práticas. Os jovens passaram a ser construtores do seu próprio conhecimento, utilizando-se desses meios, não só para se informar como também para se socializar. E diante de tanta facilidade de informação é inviável para os pais terem o controle em relação ao conteúdo ao qual crianças acessam.

Os meios de copmunicação irão se complementar, formando comunidades de interesse comum, com conteúdo em várias plataformas, seja ela a TV, o impresso, a internet ou o celular. E esses acessos a informação e a comunicação tem proporcionado aos jovens e crianças, o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, auxiliando-os no exercício de suas estruturas cerebrais com maior intensidade, tornando-os mais inteligentes. Os videogames apresentam uma série interminável de desafios ao jogador, para alcançar os objetivos do jogo, ele é obrigado a todo instante a avaliar e organizar as informações disponíveis, priorizá-las e, baseado nelas, tomar decisões estratégicas de curto ou longo prazo e, segundo especialistas, os videogames também ajudam a preparar profissionais bem providos para o mercado de trabalho.

Diante de tudo isso, o que percebemos é que jovens e crianças parecem ser guiados pelos estímulos do mundo moderno contidos no novo meio, e são equipados com ferramentas úteis onde a educação fica mais completa e é feita uma melhor adaptação ao ritmo acelerado do mundo de hoje.

Fontes:
Psicopedagoga On Line: Portal da educação e saúde mental.
Publique! – Ciências e Tecnologia – “O aluno faz seu próprio conhecimento”.

Por Marilene Pereira

Tecnologia como ferramenta para medicina


Com o avanço das novas tecnologias as possibilidades de grandes descobertas se multiplicaram, na medicina, que a todo instante surpreende a todos com novas descobertas.

Nesse campo, as novidades trazidas pelas tecnologias são enormes, prova disso são as descobertas feitas a partir de células-troco, no dia 20 de novembro de 2007 dois grupos de cientistas um Japonês da universidade de Kyoto e outro Americano da universidade de Wisconsin, os mais bem conceituados nesse tipo de pesquisa, descobriram células semelhantes a células-troncos através de pele humana adulta.

Agora eles vão tentar manipular para no futuro poderem ajudar na cura de várias doenças, essas células são capazes de se transformar em qualquer tipo de célula. Essa descoberta poderá colocar um ponto final na polemica em torno do uso de embriões. A igreja que sempre foi opositora ao uso de embriões, mostra seu apoio e diz que essa descoberta, resolverá as questões éticas e morais.

Leia Mais:
Cientistas transformam pele humana em células-tronco

Por Rogério Ferreira

segunda-feira, 3 de março de 2008

Além de ser Quem, uma IES é também o Que



A Universidade surgiu na Europa junto com as grandes cidades do século XI e foi uma pré-condição para o surgimento das demais escolas. No Brasil surgiu no século XX com o crescimento das cidades e da cidadania da população. A Faculdade é uma das denominações adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgânicas. Cada faculdade de uma universidade está vocacionada para uma área do conhecimento, eventualmente para duas ou mais áreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Desde o organicismo de Auguste Comte (1798 – 1857) o modelo de sociedade é entendido como um conjunto de partes específicas que ordenadas, programadas funcionalmente gerem o funcionamento do todo. Comte trabalhava intensamente na criação de uma filosofia positiva e em parceria com o conde Henri de Saint-Simon, seus estudos fazem uma comparação entre o sistema orgânico humano e o sistema organizacional da sociedade. Para promover o desenvolvimento as nações ricas tinham a obrigação de ajudar as nações pobres, esse era o objetivo da missão civilizadora: transformar mercados inferiores em consumidores capitalistas e extrair mão-de-obra e matéria prima sem muito custo, uma visão clássica que visava unicamente o crescimento econômico e que acreditava na oferta infinita de recursos naturais.

Houve também uma grande contribuição de Charles Darwin ao pensamento sociológico positivista onde ao analisar a transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista chegou à conclusão que o ser humano também necessita evoluir e adaptar-se ao meio que está inserido, como fator primordial a sua sobrevivência.
No contexto contemporâneo a evolução tecnológica é um fator primordial de desenvolvimento social. O computador, a Internet, e-mails já fazem parte do cotidiano de grande parte dos profissionais do mercado. O governo brasileiro investe em projetos para a evolução tecnológica (como o exemplo da Televisão Digital – DTV) e projetos de inclusão digital (como aulas de informática básica, EADs, Educação Semipresencial, etc). Toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve cumprir seus deveres com a sociedade e oferecer além dos serviços educacionais, produção e preservação cultural, investigação científica, formação técnica e encaminhamento de questões sociais. Uma IES não é construída apenas com bens materiais, mas sim, de pessoas que pensam e atuam junto a ela na sociedade. Oferecer o conhecimento e formar profissionais inseridos numa nova ordem do mercado é obrigação de toda IES preocupada com a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho, auxiliando assim a sobrevivência de todos no atual sistema global.

Por Leandro Novaes
Docente do Colegiado de Comunicação Social
FTC Jequié

domingo, 2 de março de 2008

Locomova-se no Ciberespaço


O ano de 2008 fica marcado como o início da evolução tecnológica no processo de ensino aprendizagem contemporâneo. Como é de sua característica, a Rede FTC sai na frente na luta pela inclusão digital dos seus estudantes. O programa FTC Digital é uma proposta que ultrapassa o âmbito de uma nova ferramenta tecnológica de educação semipresencial. O Ambiente Virtual de Apredizagem (AVA) trabalha o estímulo à inteligência cognitiva no ciberespaço educando o indivíduo e o ajudando a entender como funciona a interação entre a informática, a Internet e a vida real. O objetivo é introduzir os estudantes no mundo virtual dos novos negócios informando sobre os benefícios das tecnologias contemporâneas quando usadas em prol do desenvolvimento intelectual dos cidadãos e na quebra de barreiras espaciais nos contatos profissionais.

Há quase uma década, a Rede de Ensino FTC cumpre com a missão de transformar seus estudantes em profissionais criativos, competitivos e empreendedores, capazes de atuar de forma ética, humana e científica na sociedade.

O programa FTC Digital é um compromisso da Rede FTC com sua proposta de evolução e desenvolvimento, pois moderniza o formato e a oferta de conhecimento em lugares antes inacessíveis e promovendo inclusão social e digital a milhares de estudantes.

Com um moderno projeto pedagógico, a rede oferece opções de graduação compatíveis com todos os talentos, que vão das tradicionais habilitações em Medicina, Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Direito e Engenharia, às inovadoras Ciências Aeronáuticas, Hipermídia, Cinema e Vídeo, Biomedicina e Engenharia Mecatrônica. A FTC Jequié oferece os cursos de Enfermagem, Administração, Psicologia, Sistemas de Informação e Comunicação Social além de pós-graduações em Psicopedagogia, Educação Infantil e Educação Especial.

Investimentos contínuos em infra-estrutura e tecnologia garantem aos alunos clínicas, modernos laboratórios, núcleos de atividades práticas e todo o aparato necessário à prática pedagógica.
É assim que a Rede de Ensino FTC trabalha: buscando a melhoria da qualidade da educação na Bahia e nos quatro cantos do Brasil, papel que tem desempenhado com compromisso, responsabilidade e ousadia, levando o ensino superior de qualidade a jovens e adultos de todos os cantos e classes do país, formando cidadãos e ajudando a construir a história de cada um deles. Cidadãos que adotam o conhecimento como fator preponderante para sua evolução humana e profissional.
Leia Mais: O que é educação a distância
Por Leandro Novaes

Assessoria de Comunicação
FTC Jequié

sábado, 1 de março de 2008

Faça como se fosse em sua casa


A construção de banheiros amplos foi dentre as várias mudanças ocorridas no Campus da FTC de Jequié a mais elogiada.

“Em comparação com o banheiro que tínhamos este está ótimo, amplo, bem dividido, muitos espelhos, até arranjo de flores, dando um ar arejado e aconchegante nós temos”, diz Tatiane Tavares, 22 anos, estudante do 4° semestre de Psicologia.

Após alguns meses de uso os banheiros estão com alguns problemas, as torneiras não funcionam mais com a pressão adequada, o piso já não tem a mesma brancura e a crítica sobre a da falta de papel higiênico e para secar as mãos, é tanto dos homens quanto das mulheres. Há ainda reclamações a respeito de um odor que exala do banheiro feminino. “O nosso banheiro mesmo depois de limpo continua com um mau cheiro terrível” reclama a graduanda do 3° semestre de Psicologia, Shirley Alves.

Juarez Sampaio, 25 anos, Prefeito de Campus diz que não tem conhecimento desses problemas, mas que vai tomar as devidas providencias e afirma “estamos trabalhando para retirar o papel-toalha e colocar no lugar o secador de mãos e também colocar um funcionário tempo integral, pois segundo ele muitos problemas acontecem por falta de educação dos alunos e mais ainda das alunas”.

Por Sara Barreto

Segurança Interna

A unidade da FTC Jequié continua passando por mudanças, estamos falando da mais recente: a construção do muro, já que a instituição era “protegida” por cercas, deixando todos os freqüentadores do Campus expostos à ação de marginais.

Thaís Souza, 22, aluna do 3º semestre de Administração foi uma das vitimas da ação de marginais no interior da instituição. Para ela “a construção do muro não vai adiantar muita coisa, pois, a vigilância tem que partir da instituição contratando seguranças”.

José Carlos Martins de Oliveira, Diretor Geral da unidade disse que “o objetivo do muro é proporcionar aos alunos, colaboradores, fornecedores segurança e tranqüilidade protegendo o patrimônio humano e material (carros, motos, etc)”. Segundo ele com essas medidas preventivas o acesso de pessoas sem a devida identificação será coibido.

Por Ana Cleude

Unificação do PROUNI e FIES

O PROUNI (Programa Universidade para Todos) é um programa que tem como objetivo levar a universidade a todos une-se ao FIES (Financiamento Estudantil) para facilitar a vida dos estudantes e sanar a inadimplência dos que possuem o FIES.

O Ministério da Educação unifica o PROUNI e o FIES na tentativa de ajudar os estudantes a concluírem seus cursos. Os discentes que optarem pelo programa PROUNI - FIES, ganhará bolsa do PROUNI parcial e financiará a outra parte do FIES, salientando de que os programas continuaram funcionando separados.

Devido à inadimplência de 11% do fies, o governo diminuiu os juros, aumentou os meses para iniciar as prestações e aumentou o prazo para quitar as dívidas.

A FTC unidade de Jequié ainda não analisou o novo programa, e continua oferecendo apenas aos alunos 50% da bolsa do PROUNI e 25% do FIES. Mas isto não quer dizer que os estudantes não possam ir em busca de mais informação para que a instituição adquira logo este programa.

Por Edinéia Nery

OUVIDORIA: “instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição”


Em entrevista a nossa redação, a Ouvidora da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – Unidade de Jequié-BA, Nádja Maria (foto), fala da importância e dos objetivos da Ouvidoria na Instituição. Veja na íntegra a entrevista.





WEBJORNAL - O que é uma Ouvidoria?

Nádja Maria - A ouvidoria é um canal para recebimentos de criticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias da comunidade externa e interna de uma instituição.



WJL - Qual é o objetivo da Ouvidoria?

Nádja Maria - Tem como objetivo ser um instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição almejando a melhoria dos serviços prestados e com isso aumentar o nível de satisfação dos clientes.



WJL - Quem é a clientela?

Nádja Maria - Todas as pessoas da comunidade interna e externa da instituição.



WJL - Como funciona a Ouvidoria?

Nádja Maria - O ouvidor recebe as manifestações através dos meios de comunicação, presencial, telefone, email, fax e carta, seleciona, registra, avalia e encaminha aos setores competentes, acompanhando e respondendo a quem fez a manifestação, dentro de um tempo pré-estabelecido.



WJL - Qual o tempo de resolução dos casos?

Nádja Maria - Depende da complexidade da manifestação e do setor a ser contactado. Em geral pode acontecer imediato, dentro de 24h ou no máximo 15 dias.



WJL - É necessário se identificar?

Nádja Maria - Sim, a identificação é necessária para que a ouvidoria possa responder. Caso queira sigilo, o mesmo será respeitado.



WJL - Quais os benefícios que obtidos com este serviço?

Nádja Maria - Os benefícios de uma ouvidoria num serviço são: Aproximação com a instituição, Melhor atendimento e qualidade nos serviços, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto á sociedade e Satisfação na instituição.



WJL - É possível adiantar algum balanço sobre que áreas aglutinam mais reclamações e quais têm menos?

Nádja Maria - Até o momento temos mais reclamações de ordem acadêmica e um pouco de ordem administrativa.


Por Tiago Henrique