sexta-feira, 7 de março de 2008

A nova linguagem da Internet

A internet ajuda a aproximar os amigos, facilita a paquera e a pesquisa escolar. Com isso muitos jovens passam horas na frente de um computador, de tanto conversar, a garotada acabou criando uma linguagem própria para o computador. Um jeito, digamos, bem diferente de escrever. Veja um pouco dessa nova linguagem a baixo:

oiii
e ai como c tah???
bjaum...
fik com Deus...

Meu niver foi P.E.R.F.E.I.T.O. Sabe prq?
Prq vc se lembrou de mim...
Tudo de bom!
B-jinhossss

É assim que muitos jovens escrevem para ganhar tempo e poder falar com muitos amigos quando estão on-line e esses dois pequenos textos mostram que teclar e digitar são a mesma coisa para a maioria das pessoas. No entanto para os jovens não é a mesma coisa. Nessa geração, trabalho de escola é digitado, conversa em site de relacionamento é teclada.

Como são diferentes, elas têm até linguagens próprias. Para os trabalhos, vale a boa e velha língua portuguesa. Já para o bate-papo, ganha cada vez mais espaço o "internetês", dialeto próprio da internet, baseado principalmente na velocidade. Para escrever mais rápido, as palavras perdem letras e acentos. Outras vezes, ganham a pronúncia por escrito.

Às vezes, precisa mesmo de tradução. Exemplo: BLZ quer dizer beleza, FMZ significa firmeza até frases são abreviadas, se você quer desejar um ótimo final de semana é só escrever ÓTMU FDS. Os próprios jovens acham que tem que tomar cuidado com o uso do internetês. Toda linguagem sofre transformações, isso é inevitável. Nós já tivemos várias influências. Antigamente, vós mercê, depois, você e agora cê. Vai saber o que daqui a pouco vir. Porém não devemos achar que podemos incorporar essa linguagem ao nosso dia a dia.

Por Eliomar de Jesus

4 comentários:

Anônimo disse...

Eliomar, que matéria bacana. Muito atual e discutida nas escolas. Às vezes sinto-me "cafona" quando teclo com meus sobrinhos no "msn", (risos)pois, em vários momentos peço tradução da palavra ou frase.

Anônimo disse...

Gostei muito de sua matéria.Você conseguiu mostrar esta realidade de maneira clara e com uma linguagem simples.

Anônimo disse...

Valeu colega pela matéria bem original as discurssões atuais. Espero que sua linguagem seja de boa compreensão a todos que lêrem.

Anônimo disse...

Eliomar, gostei muito de sua matéria. Bastante esclarecedora para esse novo meio, que é a internet. Parabéns!