sábado, 8 de março de 2008

Distância não é problema!


Com o surgimento das novas tecnologias, a educação vem ganhando novas ferramentas e fortes aliados. O grande colaborador do processo educacional no momento é o recurso da vídeo-conferência, que além de diminuir os custos com professor tem aumentado a produtividade dos usuários.

A vídeo-conferência tem mudado conceitos em diversos setores da sociedade. Hoje em dia, através desse recurso, já é possível participar de congressos, seminários, reuniões, palestras em qualquer lugar do país e até no exterior em tempo real sem precisar sair de sua cidade e agora, já está ganhando espaço em audiências judiciais.

Com isso se ganha tempo e economiza-se dinheiro com despesas de viagens e ainda permite a troca de experiências e informações com pessoas de qualquer lugar do mundo. No Brasil, várias experiências têm sido realizadas em torno desta nova ferramenta tecnológica.

O que é a Transmissão por Videoconferência?
A Transmissão por videoconferência é uma forma de comunicação que permite o contato visual e sonoro entre pessoas que estão em lugares diferentes de forma simultânea. Com este recurso as pessoas têm a idéia de estarem partilhando de um mesmo espaço físico e de uma mesma relação temporal, já que a transmissão pode acontecer em tempo real.

Um ambiente comum de video-conferência é composto de uma sala equipada com uma câmera especial e alguma facilidade tecnológica para a apresentação de documentos.

Hoje, a videoconferência prova ser uma ferramenta extremamente poderosa, transformando o dia-a-dia dos que dela utilizam.

Por Cristiane Rocha

2 comentários:

Anônimo disse...

Cris, você relata com muita propriedade em sua matéria a facilidade em adquirir e transmitir conhecimento à distância através da videoconferência que veio para revolucionar todos os segmentos. Parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns Cris pela desenvoltura de sua matéria, apenas comolaria a 2ª parte da maéria como um link, para que os internautas possam se aprofundar mais do assunto, ficando a critério do leitor.