quinta-feira, 6 de março de 2008

A comunicação acontece


A Era da Informação está voltada para a descoberta do individuo ao mundo do conhecimento. As novas tecnologias andam ao nosso favor, no que diz respeito a caminhada pelo saber, o que trouxe consigo uma linguagem própria, acusada por alguns de “assassinato” da gramática.

Diante da avalanche de inovações que o mundo pós-moderno nos propicia, surgi uma nova linguagem com características própria de um meio de comunicação virtual ligada diretamente à língua falada, o que rompe com os parâmetros de uma linguagem escrita, de acordo as regras gramaticais.

A comunicação está muito além do conhecimento, que alguém tem ou adquiri, a cerca das regras exigidas pela norma culta da língua. O preconceito lingüístico existe desde momento que ignoramos a fala, ou expressão de um individuo, quando esse quebra com os padrões gramaticais.
O ato de se comunicar está muito além de uma escrita vista como certa ou errada, está em manter-se entendido pelo outro.

A internet, como meio de comunicação inovador veio ressaltar que a comunicação se estabelece além das convenções exigidas, mas pela relação de entender e ser entendido.

Por Tamiles Rocha


6 comentários:

Anônimo disse...

Tamiles, que texto bom de ler! Suas colocações foram muito pertinentes. Uma linguagem simples, um texto leve e a ilustração ficou bacana.

Anônimo disse...

Tamiles,achei sua matéria muito boa, e essa é uma otima questão para nós discutirmos, tanto como profissional e mesmo enquanto pessoas, participantes de uma sociedade.

Têka Wilma disse...

Texto para aprender e muito bom de ler.Parabéns.

Anônimo disse...

Tamilles Rocha, o seu texto está excelente. Parabéns!

Anônimo disse...

A comunicação acontece independente de normas pré-estabelecidas por conveções. Mas, é sempre bom lembrar que o uso da norma culta é essencial para os textos formais, acadêmcos, científicos, profissionais... De modo que o uso desenfreado do internetês pode ocasionar num vício difícil de ser superado.
Mais uma vez parabenizo a minha amiga Tamiles pela matéria. Esta garota vai longe!

Anônimo disse...

parabéns, sua matéria é composta de linguagem simples, e objetiva muito bom.