sábado, 1 de março de 2008

OUVIDORIA: “instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição”


Em entrevista a nossa redação, a Ouvidora da FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências – Unidade de Jequié-BA, Nádja Maria (foto), fala da importância e dos objetivos da Ouvidoria na Instituição. Veja na íntegra a entrevista.





WEBJORNAL - O que é uma Ouvidoria?

Nádja Maria - A ouvidoria é um canal para recebimentos de criticas, sugestões, elogios, reclamações e denúncias da comunidade externa e interna de uma instituição.



WJL - Qual é o objetivo da Ouvidoria?

Nádja Maria - Tem como objetivo ser um instrumento de comunicação permanente entre a comunidade interna e externa com a instituição almejando a melhoria dos serviços prestados e com isso aumentar o nível de satisfação dos clientes.



WJL - Quem é a clientela?

Nádja Maria - Todas as pessoas da comunidade interna e externa da instituição.



WJL - Como funciona a Ouvidoria?

Nádja Maria - O ouvidor recebe as manifestações através dos meios de comunicação, presencial, telefone, email, fax e carta, seleciona, registra, avalia e encaminha aos setores competentes, acompanhando e respondendo a quem fez a manifestação, dentro de um tempo pré-estabelecido.



WJL - Qual o tempo de resolução dos casos?

Nádja Maria - Depende da complexidade da manifestação e do setor a ser contactado. Em geral pode acontecer imediato, dentro de 24h ou no máximo 15 dias.



WJL - É necessário se identificar?

Nádja Maria - Sim, a identificação é necessária para que a ouvidoria possa responder. Caso queira sigilo, o mesmo será respeitado.



WJL - Quais os benefícios que obtidos com este serviço?

Nádja Maria - Os benefícios de uma ouvidoria num serviço são: Aproximação com a instituição, Melhor atendimento e qualidade nos serviços, maior credibilidade e fortalecimento da imagem junto á sociedade e Satisfação na instituição.



WJL - É possível adiantar algum balanço sobre que áreas aglutinam mais reclamações e quais têm menos?

Nádja Maria - Até o momento temos mais reclamações de ordem acadêmica e um pouco de ordem administrativa.


Por Tiago Henrique

10 comentários:

Mwewa Lumbwe Múleka disse...

Está aqui um artigo de interesse acadêmico e público! Acredito que muitas pessoas depois de ler esse artigo vão entender melhor sobre ouvidoria.
Parabéns pela criatividade!

Anônimo disse...

A ouvidoria é um sinal de que a Instituição está se abrindo à comunidade interna e externa. Isso é sinal de crescimento institucional!

Anônimo disse...

Léo, fiquei na dúvida se esta apresentação (estética do texto) fica apropriada para BLOG. Concordo com a opinião de Cristiane Rocha quando diz que a ouvidoria é um sinal de abertura da instituição à comunidade.

Anônimo disse...

Valeu Tiago! pelos esclarecimentos sobre um setor que a FTC instalou e não divulgou como deveria. Sua entrevista ficou bastante objetiva, dando ênfase aos pontos fundamentais para sanar as dúvidas em geral da comunidade acadêmica e civil.

Anônimo disse...

O titulo ficou muito grande dismotivando assim o leitor de continuar a leitura da entrevista.

Anônimo disse...

sua matéria mostra qual a finalidade da ouvidoria espera se que as reclamações sejam solucionadas.

Anônimo disse...

A estética da entrevista não incentivou minha leitura.

Anônimo disse...

Sara e Juci... foi enteressante a observação de vocês a respeito da estética... gostaria de saber do Profº. Léo se ñ há outra forma de postar essa entrevista, uma vez que foi o mesmo quem a postou.

Anônimo disse...

Amiga Ednéia... sua observação foi interessante, mas a entrevista foi feita de forma objetiva e clara. Fui breve e procurei focar nos pontos mais específicos do assunto.

Têka Wilma disse...

Entrevista muito boa com conteúdo necessário.Parabéns.