quarta-feira, 5 de março de 2008

Os Desafios da Educação à Distância


O debate sobre educação à distância anda em alta atualmente. Mas a discussão vai além do objetivo único de transpor a barreira do espaço/tempo. Além da questão espaço/tempo, o desafio agora é utilizar as novas tecnologias para criar mecanismos que estimulem o aprendizado, permitindo o surgimento de uma nova estrutura de educação, transmissão de informação e relacionamento entre educador/educando.

As primeiras experiências em educação à distância no Brasil surgiram algumas décadas atrás com os cursos via correio. Apesar do sucesso que tiveram - por isso resistem até hoje - não são bem vistos por muitos; devido a pouca interatividade existente.

A partir de 1995, com a chegada da Internet no Brasil, a educação à distância começou a se desenvolver novamente, e ano após ano surgiram novos formatos e aplicações, acompanhando o desenvolvimento da própria internet. Nos últimos anos vimos importantes instituições de ensino americano lançar seus “cursos virtuais”, e o mesmo começa a ocorrer no Brasil, a exemplo da FTC Ead.

Apesar dos avanços que as novas tecnologias estão proporcionando à educação, não podemos esquecer que elas são somente ferramentas para a transmissão da informação. Devemos sempre lembrar que o centro das atenções é o ser humano, o educando, pois é este quem vai assimilar as novas informações adquiridas e transformá-las em conhecimento.


Por Jusci Costa

2 comentários:

Anônimo disse...

Quero dizer que concordo com tudo o que a colega Jucy declarou em sua matéria, pois a meu ver a educação a distância já faz parte da nossa realidade e acredito que no futuro, se não todos os curso, a maioria, convergirá para o virtual.

Anônimo disse...

Deve-se acabar com o estigma de que a educação a distância é ruim.Já que caminhamos para uma educação deste tipo.