sexta-feira, 7 de março de 2008

Eva de volta ao paraíso

Os empresários da Basiga S/A estão investindo no plantio da maçã no semi-árido, que é a variedade Eva, a qual recebe um tratamento tecnológico diferenciado.

A maçã cultivada na Bahia (Ibicoara) já vem sendo plantada em São Paulo em Santa Catarina e Minas Gerais, disse o superintendente da empresa, Mauro Bennach, ao jornal A Folha de São Paulo. "A variedade não exige tanto frio quanto as do tipo Gala e Fuji, encontradas nas áreas mais tradicionais do país, situadas principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina", completou Bennach.

A nova maçã é resultado de 20 anos de pesquisa. O início remete a 1979, quando Hauagge começou os cruzamentos das variedades Gala e Anna, esta última oriunda de Israel e adaptada a regiões quentes.

Mas, em longo prazo, a estratégia da Bagisa é abastecer toda a Região Nordeste. “Queremos entrar forte em dezembro, que é quando os estoques das câmaras frias de maçã do Sul estão acabando e a colheita ainda não iniciou. Nesta janela, entraremos com fruta fresca no mercado”, diz Mauro Bannach.

Por Lidiane Santos

2 comentários:

Anônimo disse...

Valeu Li por nos lembrar que tudo no mundo atual é uma adaptação moderna do passado.

Anônimo disse...

Valeu Lidi, sua matéria foi bastante esclarecedora e como uma boa jornalista usou de objetividade.