sábado, 8 de março de 2008

Cibercondríacos: internautas que pesquisam sobre saúde


Essa tradição – em que o médico é o iluminado e o paciente é mero espectador – está sendo atropelada pelo fenômeno da internet.

Pacientes cada vez mais informados vasculham a internet em busca de informações sobre a doença que sabem que têm, sintomas (que incluem em suas intermináveis listas) e até por um remédio novo. Nessa cobrança interminável de informações, a palavra paciente deixa espaço para os clientes (termo atual utilizado nos consultórios médicos).

Como aspecto positivo à transformação na área da saúde, destaca-se a autonomia do paciente. Mas atenção! A Internet também pode fazer mal a saúde disponibilizando atividades criminosas, tais como: venda de remédios proibidos, promessas de curas milagrosas, entre outros. Assim com a Internet o doente conquista o direito da escolha.

Por Têka Wilma

3 comentários:

Anônimo disse...

Têka, você foi muito feliz na produção do seu texto. Um vocabulário fácil de entender. Sem terror você faz um alerta aos internautas de plantão a respeito da utilização desta ferramenta chamada "internet". O detalhe ilustrativo ficou bacana.

Anônimo disse...

Parabéns Têka pela simples e objetiva abordagem trazendo o beneficio da informação que a internet nos traz e paralelamente aos malefícios que podem gerar também.

Anônimo disse...

Têka, sua matéria está excelente, pois além de abordar os grandes benefícios oferecidos através da internet para a comunicação, você usou uma linguagem clara e foi objetiva.