quinta-feira, 6 de março de 2008

Privacidade Versus Participação

A introdução destas novas tecnologias de informação e comunicação interativa na vida dos cidadãos apresenta tanto riscos como promessas positivas. Vai depender do tipo de sociedade que a humanidade desenvolver no futuro, se a tecnologia da comunicação contribuirá para o enriquecimento ilimitado da qualidade de vida ou para a instalação de uma situação de controle total das vidas humanas por parte da minoria detentora do poder.

Um risco ameaçador é a perda da privacidade, sabemos que a maioria dos serviços operados eletronicamente a partir das residências são coordenados por computadores, é evidente que os dados acumulados sobre as atividades e escolhas de cada indivíduo estarão acessíveis às pessoas que possam manipulá-los e armazená-los.

Imaginemos, por exemplo, que o usuário solicite notícias de certa área específica de jornais on-line ou outros serviços noticiosos, tudo isto estará registrado, e uma análise organizada demonstrará as tendências ideológicas da pessoa.

Frente a este e outros riscos da democracia eletrônica, apresenta-se a grande vantagem da participação dos cidadãos no debate de problemas sociais, políticos, econômicos e o acesso generalizado às informações, mas o aproveitamento adequado destas novas tecnologias para a democracia verdadeira dependerá de mudanças na estrutura social que priorize a qualidade de vida dos seres humanos.

Por Luciano Reis

5 comentários:

Anônimo disse...

Luciano, sua matéria está excelente. Acrescentaria uma foto ilustrativa.

Anônimo disse...

Luciano, concordo com vc quando diz que o destino da tecnologia para uma boa qualidade de vida, dependerá, da sociedade futura que si estabilizará.
Espero que nós enquanto futuros profissionais, possamos dar nossa justa contribuição.

Têka Wilma disse...

Matéria boa mesmo...mais concordo com a dica de Juci-faltou fotos-Parabéns!

Anônimo disse...

Depende de nós... Parabéns pela matéria!

Anônimo disse...

Ótima sua matéria, e acredito que daqui para frente o novo meio, ligado às tecnologias será aprimorado. Parabéns!