sexta-feira, 7 de março de 2008

Do livro impresso para o livro eletrônico


Na era da informatização, quase todas as funções acabam introduzida ao computador, então não é novidade que o livro tenha de se adequar a esse contexto. No começo parece assustadora, a idéia de que o livro será extinto, pois ele ainda faz parte da nossa cultura.

Mas nem sempre o “novo” anula o “antigo”, apenas muda, e que essas inovações vem a suprir as necessidades deste século, onde tudo é feito com rapidez. Assim como o rádio não acabou com a chegada da televisão dificilmente ocorrera com o livro, a leitura digital poderia ser considerada um incentivo a mais, à leitura.

As novidades podem assustar as ligações com as tradições seculares são difíceis de ser rompidas, tanto assim que para muitos expoentes do mundo cultural italiano do final do século XV era uma coisa ignóbil colocava um livro impresso na própria biblioteca, diz Nicoletta Castagni, em Gutemberg: a maravilhosa invenção.

Uma questão para reflexão. Será que os livros resistirão ás tecnologias digitais?

Por Jeisa Passos

4 comentários:

Anônimo disse...

Jeisa, a abordagem deste tema é excelente e atual, porém no terceiro parágrafo ficou um pouco confuso. Releia calmamente e corriga pequenos detalhes na digitação e contextualização do pensamento. A ilustração ficou ótima.

Anônimo disse...

Jusci gostaria de ressaltar, que o terceiro paragrafo é uma citação, só faltou as aspas para um melhor entendimento. Obrigada por sua observação.

Anônimo disse...

O seu questionamento no final do texto já está sendo respondida pelo desenvolviemtno da matéria. Amei suas colocações em relação ao novo e velho.

Anônimo disse...

bom eu gostei muito deste blog .
quando eu for fazer os meus trabalhos vou pesquisar neste blog.
E de vez enquando vou xeretar para ver as novidades.
Tenho 13 anos e estou na 8 série.A e sou uma menina bjss e muito obrigada.