A Universidade surgiu na Europa junto com as grandes cidades do século XI e foi uma pré-condição para o surgimento das demais escolas. No Brasil surgiu no século XX com o crescimento das cidades e da cidadania da população. A Faculdade é uma das denominações adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgânicas. Cada faculdade de uma universidade está vocacionada para uma área do conhecimento, eventualmente para duas ou mais áreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
Desde o organicismo de Auguste Comte (1798 – 1857) o modelo de sociedade é entendido como um conjunto de partes específicas que ordenadas, programadas funcionalmente gerem o funcionamento do todo. Comte trabalhava intensamente na criação de uma filosofia positiva e em parceria com o conde Henri de Saint-Simon, seus estudos fazem uma comparação entre o sistema orgânico humano e o sistema organizacional da sociedade. Para promover o desenvolvimento as nações ricas tinham a obrigação de ajudar as nações pobres, esse era o objetivo da missão civilizadora: transformar mercados inferiores em consumidores capitalistas e extrair mão-de-obra e matéria prima sem muito custo, uma visão clássica que visava unicamente o crescimento econômico e que acreditava na oferta infinita de recursos naturais.
Houve também uma grande contribuição de Charles Darwin ao pensamento sociológico positivista onde ao analisar a transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista chegou à conclusão que o ser humano também necessita evoluir e adaptar-se ao meio que está inserido, como fator primordial a sua sobrevivência. No contexto contemporâneo a evolução tecnológica é um fator primordial de desenvolvimento social. O computador, a Internet, e-mails já fazem parte do cotidiano de grande parte dos profissionais do mercado. O governo brasileiro investe em projetos para a evolução tecnológica (como o exemplo da Televisão Digital – DTV) e projetos de inclusão digital (como aulas de informática básica, EADs, Educação Semipresencial, etc). Toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve cumprir seus deveres com a sociedade e oferecer além dos serviços educacionais, produção e preservação cultural, investigação científica, formação técnica e encaminhamento de questões sociais. Uma IES não é construída apenas com bens materiais, mas sim, de pessoas que pensam e atuam junto a ela na sociedade. Oferecer o conhecimento e formar profissionais inseridos numa nova ordem do mercado é obrigação de toda IES preocupada com a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho, auxiliando assim a sobrevivência de todos no atual sistema global.
Desde o organicismo de Auguste Comte (1798 – 1857) o modelo de sociedade é entendido como um conjunto de partes específicas que ordenadas, programadas funcionalmente gerem o funcionamento do todo. Comte trabalhava intensamente na criação de uma filosofia positiva e em parceria com o conde Henri de Saint-Simon, seus estudos fazem uma comparação entre o sistema orgânico humano e o sistema organizacional da sociedade. Para promover o desenvolvimento as nações ricas tinham a obrigação de ajudar as nações pobres, esse era o objetivo da missão civilizadora: transformar mercados inferiores em consumidores capitalistas e extrair mão-de-obra e matéria prima sem muito custo, uma visão clássica que visava unicamente o crescimento econômico e que acreditava na oferta infinita de recursos naturais.
Houve também uma grande contribuição de Charles Darwin ao pensamento sociológico positivista onde ao analisar a transformação da sociedade feudal em sociedade capitalista chegou à conclusão que o ser humano também necessita evoluir e adaptar-se ao meio que está inserido, como fator primordial a sua sobrevivência. No contexto contemporâneo a evolução tecnológica é um fator primordial de desenvolvimento social. O computador, a Internet, e-mails já fazem parte do cotidiano de grande parte dos profissionais do mercado. O governo brasileiro investe em projetos para a evolução tecnológica (como o exemplo da Televisão Digital – DTV) e projetos de inclusão digital (como aulas de informática básica, EADs, Educação Semipresencial, etc). Toda Instituição de Ensino Superior (IES) deve cumprir seus deveres com a sociedade e oferecer além dos serviços educacionais, produção e preservação cultural, investigação científica, formação técnica e encaminhamento de questões sociais. Uma IES não é construída apenas com bens materiais, mas sim, de pessoas que pensam e atuam junto a ela na sociedade. Oferecer o conhecimento e formar profissionais inseridos numa nova ordem do mercado é obrigação de toda IES preocupada com a inserção dos futuros profissionais no mercado de trabalho, auxiliando assim a sobrevivência de todos no atual sistema global.
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