quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Alimentação Alternativa

Aconteceu nesta terça-feira (2) mesas de degustação de alimentos alternativos para a comunidade acadêmica, montadas pelos estudantes dos 2° e 5° semestres de Enfermagem da FTC Jequié, sob orientação da Profa. Emanuela Freitas.

O trabalho das equipes revela que no panorama nutricional brasileiro existe aproveitamento insuficiente do potencial nutritivo dos alimentos e incentiva a utilização de receitas alternativas para reverter quadros de desnutrição nas populações carentes.

A Alimentação Alternativa é baseada no princípio da multimistura da variedade onde se aproveita diversos alimentos que geralmente são desprezados.

A profa. Emanuela explica que além das vantagens nutricionais, esta alimentação propicia bem estar e saúde, e são mais baratos e fáceis de encontrar e preparar.

Receita Alternativa: Bolo de Casca de Abacaxi

Ingredientes: 2 ovos; 1 colher de sopa de fermento; 2 xícaras de chá de farinha de trigo; 1 xícara de chá de suco de casca de abacaxi; 2 xícaras de chá de açúcar. Calda: 1 xícara de suco de casca de abacaxi; 1 xícara de açúcar - Mistures os ingredientes e despeje sobre o bolo ainda quente.

Modo de preparo: Peneire a farinha e o açúcar; bata no liquidificador as cascas do abacaxi com um pouco de água até obter o suco; coe e reserve uma xícara para a calda; separe as gemas e as claras dos ovos; bata as claras em ponto de neve e misture as gemas e o açúcar, batendo sempre; acrescente, alternadamente e aos poucos, a farinha de trigo e o suco, deixando por último o fermento; misture tudo muito bem; asse em forma untada e polvilhada em forno brando por aproximadamente vinte minutos; depois de assado e ainda quente, desenforme, fure o bolo com um garfo e despeje a calda.

Valor nutricional: rico em vitaminas B1, B2, B6, C, D, E, Potássio e Ferro.

Nenhum comentário: