terça-feira, 9 de setembro de 2008

“A PRAÇA É ESPAÇO DE INCLUSÃO”




Confira entrevista concedida pela professora Graça Bispo, secretária de Educação do Município ao Web JL:

Web JL: Fale sobre a importância da Reestruturação da Praça Ruy Barbosa para o nosso Município.
Profª. Graça Bispo: Hoje o Município de Jequié ganha um grande presente que é a renovação e reinauguração da Praça, que não apenas um espaço físico que concentra lojas e casas comerciais, mas é também um ponto de encontro entre as pessoas.
A praça é essencialmente inclusiva, ela não discrimina ninguém. Todos passam pela praça e nela conversam, se divertem, partilham experiências, sem qualquer discriminação de idade, credo ou classe social. Isso é muito bom para o município, mobiliza a cidade, aproxima as pessoas, torna as pessoas conhecidas.

Web JL: Então, podemos entender a Praça com um espaço educativo?
Profª. Graça Bispo: Com certeza. Temos que superar o paradigma que só a escola ensina. A praça também é um espaço educativo. Hoje Jequié tem o título de cidade Educadora. Mas a cidade Educadora, ela essencialmente é a cidade que pensa nos espaços de educação de forma coletiva. Então a gente não pode achar que só a escola ensina. Ela dá a informação mais sistematizada, mas todos os espaços da cidade são espaços da educação, de convivência.

Web JL: Inicialmente, tinha-se a idéia de construir dentro da praça, um espaço de leitura. Esta idéia foi abortada?
Profª. Graça Bispo: Tínhamos um projeto inicialmente para uma mini-biblioteca na praça Ruy Barbosa. Mas o prefeito achou que como teremos uma biblioteca que vai ter um grande espaço de leitura, a idéia é que dentro da biblioteca se promova ações que aconteçam nas praças, nos bairros, etc... Então a Biblioteca tem uma ação já prevista em seu projeto de ser um elo de articulação e mobilização. Ela irá sair de si mesmo e ir para as praças, escolas, feiras enfim todos os espaos públicos.

FONTE:

Nenhum comentário: