quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Dra. Zilda Arns é titular da Academia Nacional de Economia

A pediatra e sanitarista, fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, tomou posse ontem, quarta-feira, 24 de setembro, no Rio de Janeiro.

Integrar a Academia Nacional de Economia como Membro Titular Acadêmica Imortal é um reconhecimento ao extenso e relevante trabalho que Dra. Zilda Arns realiza na promoção do desenvolvimento social, da saúde pública e da cidadania em todo o país. Ao longo de sua carreira profissional, de quase 50 anos, Dra. Zilda Arns exerceu cargos de direção em instituições públicas e privadas, nos quais se destacou por sua capacidade de mobilizar e potencializar recursos humanos, materiais e financeiros.
Dra. Zilda Arns dedicou o título de acadêmica aos milhares de voluntários da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, aos seus professores, familiares e personalidades que contribuíram para a sua formação. “Integrar a Academia Nacional de Economia é uma honra, com a qual estou imensamente feliz e agradecida. Estou certa que o exercício de todas as profissões deve acontecer no contexto da fraternidade, da dignidade e dos direitos igualitários, assim estaremos promovendo a paz e a justiça econômica e social”, declara Zilda Arns.

Breve currículo
Dra. Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista, é fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa. É representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde (CNS), conselheira titular do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e Acadêmica Titular da Academia Nacional de Medicina. Dra. Zilda Arns Neumann nasceu em Forquilhinha (SC), formou-se médica na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, onde reside desde os 12 anos de idade. Ao longo de sua carreira, em instituições públicas e, desde 1983, em organizações da sociedade civil, fez da profissão uma missão de fé e vida.
Pelo seu trabalho na área social recebeu condecorações tais como: Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo (Pres. da República do BR/1994), Prêmio Internacional em Administração Sanitária (OPAS/ 1994); Prêmio Humanitário (Lions Club Internacional/1997); Personalidade Brasileira de Destaque no Trabalho em Prol da Saúde da Criança (Unicef/1988); 1º Prêmio Direitos Humanos (USP/2000); Comenda Ordem do Rio Branco (Pres. da República do BR/2001); Heroína da Saúde Pública das Américas (OPAS/2002), Opus Prize (Family Foundation/2006). É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Dra. Zilda Arns é Cidadã Honorária de 10 estados e 36 municípios; e também foi homenageada por diversas outras instituições, universidades, governos e empresas.

Colaboração: ASCOM/ Pastoral d
a Criança



Nenhum comentário: