sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Políticas de Saúde da Mulher


Os estudantes do 8° semestre, turma B, do curso de Enfermagem da FTC Jequié, realizaram na quinta-feira (04), seminário para apresentar o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM). Os estudantes esquematizaram uma linha de tempo da evolução das políticas aplicadas desde 1984, ano de criação do PAISM, até a atualidade. Relataram as conquistas alcançadas no âmbito político-social e o quanto da legislação ainda precisa ser implementado.

O PAISM incorporou como princípios e diretrizes as propostas de descentralização, hierarquização e regionalização dos serviços de saúde. Foram abordadas também as ações do Conselho Municipal de Saúde apresentando relato histórico das mulheres na busca pelos serviços de saúde, expressa com freqüente discriminação e frustrações que aparecem como fonte de tensão e mal-estar psicofísico.


A humanização e a qualidade da atenção norteiam uma proposta de ação dos estudantes, em parceria com a coordenação do curso, com o propósito de promover o reconhecimento e o respeito aos direitos humanos das mulheres, dentro de um marco ético que garanta a saúde integral e o bem-estar.

Nenhum comentário: