quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quer Passar em Concursos Públicos? Se ligue nas Dicas

Passar em um concurso público não é fácil, pois exige mais atenção e tempo do concurseiro, muitas vezes as pessoas precisam abdicar de interesses pessoais, para ter êxito em um concurso público.
Conversamos com o Drº Cesar Lago (Formado em Direito), sobre algumas inquietudes que norteiam a mente dos concurseiro, ele que passou em todos os concursos que prestou, é “prova viva” de que estudando conseguimos alcançar o tão pleiteado Cargo em instituições públicas.


WJL: O que é essencial para passar em um concurso público?

César Lago: O primeiro passo, para galgar êxito em um concurso, é “mudar de atitude”. E o que seria esse “mudar de atitude”?
Como não é novidade, toda grande conquista exige uma dose extra de esforço, em concursos públicos a regra não difere. É necessário, sim, deixar de lado certos hábitos, abraçar esse objetivo. Não quero dizer com isso que o candidato deva se restringir à vida dos concursos, deixando tudo de lado, dedicando-se exclusivamente ao estudo preparatório – se puder fazer isso, obviamente, o percurso será menor -, entretanto, há a necessidade de procurar, ao máximo, otimizar o tempo, deixando de lado, TEMPORARIAMENTE, certas regalias em prol de um desejo: passar nas provas de concursos públicos.
Outro ponto fundamental é ter muita paciência, o professor Willian Douglas diz que: “concurso público se faz ATÉ passar, e não PARA passar”. Se da primeira vez não conseguiu seu objetivo, não desista, volte a estudar, sua hora um dia chegará; ACREDITE NISSO!
Em síntese, não há segredo! Claro que um bom direcionamento nos estudos é trivial (saber por quais livros estudar, se possível tomar um curso...), contudo, nada substitui o estudo em casa.


WJL: O mundo do concurso está tendo uma dimensão vasta. Esse boom tem alguma explicação?

CL: Os grandes motivos, com certeza, são: a estabilidade e os salários tentadores, em comparação com as complicações que o mercado de trabalho atual apresenta (instabilidade, salários não muito tentadores...).


WJL: O que devemos olhar primeiro antes de se inscrever para um determinado concurso?

CL: Verifique se o trabalho é compatível com aquilo que pretende fazer. Não aconselho a estudar para vários concursos ao mesmo tempo, o foco acaba sendo prejudicando. Isso não é bom. Assim que sair um concurso da área de seu conhecimento, imprima o edital, verifique as matérias que serão cobradas, separe o material que compreenda toda a matéria, mensure o tempo que gastará, verifique quantas horas você deverá estudar por dia, cumpra a risca sua estratégia. Ora a mais, ora a menos, o seu esforço será recompensado.


WJL: Porque existe mais concorrência para os cargos de Nível médio do que para o superior? Muitas pessoas que terminaram a faculdade preferem fazer nível médio, Isso tem uma explicação?

CL: Na realidade, isso se dá, pelo fato de que na maioria das vezes as pessoas que possuem nível superior prestam as duas provas – aumentando, por conseguinte, consideravelmente, o número de inscritos nos concursos de nível médio. Até mesmo porque, os salários dos concursos de nível médio também são bons.
NÃO SE ASSUSTE COM A CONCORRÊCIA! O seu maior concorrente é você mesmo. Daquelas pessoas inscritas, 90% não estão disputando para valer. Seu objetivo é estar entre aquelas pessoas que estão concorrendo efetivamente ao cargo público.


E como diz o Drº César:
“O “acreditar” tem que ser verificado em todo o ínterim do concurso: desde a inscrição até a prova”.

Veja lista de Concursos

Nenhum comentário: