segunda-feira, 30 de junho de 2008

Jequié-BA - Eleição 2008: Convenção do PT


O PT - Partido dos Trabalhadores, realizou na manhã de ontém (29) no Jequié Tênis Clube, sua convenção consolidando oficialmente a Frente Popular de Jequié-BA, composta pelos partidos PCdoB, PV e PPS, que apoiam Isaac Cunha (PT) para Prefeito e Ana Angèlica (PCdoB) para Vice, com presenças de vários militantes, lideranças populares e dirgentes dos Partidos da Frente Popular, que saudaram calorosamente Issac Cunha e Ana Angélica.

Os presidentes dos partidos coligados reforçaram os nomes da chapa majoritária e ressaltaram a importância da união entre eles, sempre lembrando que tudo foi feito para apresentar um projeto alternativo para Jequié, tendo o foco no desenvolvimento econômico, atendimento das demandas sociais e a implementação de um governo participativo no município, a ser liderado por Isaac e Ana.

Élio Santana, Presidente do PT enfatizou os discursos dos oradores, dizendo que os ventos da mudança que varreram o conservadorismo em outras regiões do país e na Bahia já chegaram a Jequié. “A panelinha que Wagner derrotou na Bahia está se reunindo em Jequié. Ela precisa ser quebrada para Jequié encontrar seu curso de progresso. Eles querem apresentar uma roupagem nova para um cadáver antigo. Mas o povo não se iludirá com nenhuma máscara”, afirmou Élio.

A Candidata a Vice, Ana Angélica, agradeceu a confiança de todos ao seu nome e ao de Isaac e falou do significado histórico da vitória do campo popular no município. “Será uma vitória para além da coligação. Será uma vitória da cidade de Jequié, que merece, que clama, que esperou por esse momento de união. Com certeza vamos buscar atender as demandas de toda população e não a vontade de uma minoria, como tem acontecido”, disse Ana, lembrando que todos devem também entrar na luta para eleger uma grande quantidade de vereadores dos quatro partidos coligados.

Último a falar na convenção, Isaac Cunha fez questão de lembrar os diversos momentos em que seu partido entrou na disputa pela prefeitura, desde 1988, nesta data com o slogan “É agora Jequié”. Depois do acúmulo de lutas do povo, ele disse que agora o slogan se resume a uma “Jequié de Todos Nós”, já pensado antes do governo Wagner. Para Isaac, diversas bandeiras devem ser hasteadas durante a campanha, principalmente as de cunho social. “Este é o momento de hastear a bandeira da ética, das políticas públicas, do resgate da educação e saúde. Para as mudanças acontecerem temos que mostrar a nossa senha: o número 13. Essa é a senha que deve ser divulgada para a vitória de Jequié”, conclama Isaac.

Jequié-BA - Eleição 2008: Convenção do PMDB

Os partidos PMDB, DEM, PR, PSDB, PTB, PSB, PRTB, PDT selaram ontem (29), na convenção do PMDB, realizada na ACJ, o apoio a Luiz Amaral (PMDB), candidato a prefeito e Eduardo Lopes – vice (PSB), onde na oportunidade, estiveram presentes diversas lideranças políticas tradicionais da cidade, a exemplo de Waldomiro Borges, Leur Lomanto, que se uniram para apresentarem uma candidatura única para disputarem à prefeitura de Jequié.

Luiz Amaral, disse da importância da união dos partidos e elogia o Prefeito Reinaldo Pinheiro por sua administração. “A realidade nos obrigou a trabalhar para fazer uma obra de engenharia política com este leque de partidos para enfrentar a eleição. Mas esse enfrentamento de eleição não passa pelo enfrentamento da hegemonia de exterminar o adversário. Nós nos unimos aqui para mostrar a Jequié o nosso projeto, respeitando os adversários”, alfinetou, para logo em seguida elogiar o trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Reinaldo Pinheiro, seu novo aliado. “O legado que o prefeito Reinaldo vai deixar para nós é uma coisa extraordinária. Eu tenho certeza que à medida que o povo observar, perceber vai ajudar bastante o nosso trabalho. Nós vamos mostrar um pouco do que você fez”, afirmou Amaral.

Prestigiado após a adesão à candidatura do PMDB e do DEM, sendo recompensado com a indicação de Eduardo Lopes (PSB) na vice de Luiz Amaral, o prefeito se transformou numa referência positiva para a coligação de seus ex-adversários, que agora o elogia. Reinaldo Pinheiro agradeceu o reconhecimento e falou, dentre outras coisas, que o sonho dele é ver o povo prosperar com o que está sendo feito na cidade.

Paisagismo na FTC

O paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio desordenado de algumas plantas ornamentais, é uma técnica artesanal aliada à sensibilidade, que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções. A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas as áreas onde se registra a presença do ser humano. Desde as áreas rurais até as regiões metropolitanas, o paisagismo deve atuar como fator de equilíbrio entre o homem e o ambiente.

Uma paisagem mais amena nas áreas internas do Campus suaviza e diminui a tensão de todos os freqüentadores da unidade. A recuperação dos jardins é uma preocupação constante da FTC unidade de Jequié e comprova a necessidade do ser humano em manter-se ligado à natureza.
"Com o aumento do stress urbano, a necessidade de estar próximo à natureza tem aumentado consideravelmente. As áreas verdes proporcionam momentos de lazer, meditação, estudo e entretenimento", diz Armando José Cabral Ribeiro, Gerente Administrativo-Financeiro da unidade de Jequié.

ProUni tem mais de 46 mil bolsas ociosas

Uma das principais vitrines da política educacional do governo Lula, o ProUni (Programa Universidade para Todos) amarga uma sobra de 46.623 bolsas oferecidas, o correspondente a 39,2% do total. O programa permite que alunos carentes estudem em instituições de ensino superior privadas com bolsa integral ou parcial (de 25% ou 50%). Em troca, as universidades ganham isenção de tributos. Se elas tiverem dívidas com a União, podem parcelá-las em até dez anos a juros da taxa Selic (12,75% ao ano), menores do que as de um banco privado.

No último processo seletivo do programa, para o segundo semestre de 2008, foram oferecidas 118.871 bolsas, mas apenas 72.248 candidatos foram pré-selecionados. Eles tiraram a nota mínima do Enem para pleitear uma bolsa (45 pontos), mas, para obter a vaga, terão de comprovar renda familiar per capita menor do que três salários mínimos. Ou seja, as vagas ociosas podem aumentar.

Se forem considerados os cursos, a sobra de bolsas se concentra em administração (12%), ciências contábeis (9%), pedagogia (9%), turismo (7%) e economia (6%). Essas áreas tiveram também o maior número de bolsas oferecidas.
O percentual de bolsas não-preenchidas neste ano é similar ao verificado em 2007. A proporção de bolsas ociosas foi de 33% no primeiro semestre do ano e de 40% no segundo. Em 2008, foi de 29% no primeiro semestre e, no segundo, no mínimo de 39%.

Especialistas apontam como razão para a sobra de vagas a dificuldade de encontrar alunos que atendam aos dois pré-requisitos - a nota mínima no Enem e o limite de renda. O MEC criou uma bolsa-permanência de R$ 300 mensais, mas, no primeiro semestre de 2007, apenas 4% dos selecionados foram considerados aptos a recebê-la - o critério é ter bolsa integral e estar matriculado em curso com ao menos seis horas de aula diárias.

sábado, 28 de junho de 2008

Católicos rendem homenagens a São Pedro

Os católicos rendem homenagens a mais um santo no mês de junho: São Pedro. A festa para o santo protetor das viúvas só acontece no domingo (29). Além de São Pedro, o apóstolo Paulo também será homenageado porque a Igreja Católica está vivendo um ano Paulino, decretado pelo papa Bento XVI.
Uma história de fé expressa em testemunhos, Dona Conceição aprendeu com os pais a recorrer a São Pedro e a São Paulo nos momentos mais difíceis da vida. Em retribuição às graças alcançadas, decidiu homenagear os santos de um jeito bem especial. “Eu dei o nome a meu filho de Pedro Paulo”.

História
Pedro é outro santo que nasceu com nome diferente, chamava-se Simão ou Simeão. Segundo a tradição, Pedro era um pescador humilde, mas de temperamento forte. Ele foi o primeiro discípulo, o chamado príncipe dos apóstolos a quem, segundo a Bíblia, Cristo entregou duas chaves: uma de ouro e outra de prata, fazendo de Pedro o primeiro papa da Igreja Católica.

Porteiro do céu
O povo vê São Pedro como o "porteiro do céu", o manda-chuva e o padroeiro dos pescadores. Quando começa a trovejar, as crianças sempre ouvem dizer que "é a barriga de São Pedro que está roncando" ou que "São Pedro está mudando os móveis do céu de lugar". E, quando chove mesmo, "é São Pedro que está lavando o chão do céu". Na Bahia e em muitas comunidades pesqueiras, São Pedro é comemorado em alto-mar, com uma procissão em meio às ondas.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Transferência Externa

Na FTC, você conta com toda a estrutura que precisa para se tornar um excelente profissional e mergulhar de cabeça no mercado de trabalho. Se você é estudante universitário ou portador de diploma, faça sua Transferência Externa ou Matrícula Especial e venha para a Faculdade que mais cresce no Brasil.

Domínio Público


O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Uma bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos.

Imagine um lugar onde você pode gratuitamente:

· Ver as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci ;
· Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
· Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA

O portal contribui para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil. Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também induz uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Nós podemos perder tudo isso, pois o projeto pode ser desativado por desuso. O número de acesso ainda é muito pequeno. Ajude a reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura. Divulgue para o máximo de pessoas!

www.dominiopublico.gov.br



quarta-feira, 25 de junho de 2008

São João em família


São João é tempo de reencontro. Na Rua Bangu (Mandacaru), o arraial foi um retrato das festas juninas autênticas. Tudo foi organizado pelas famílias, que convidaram os parentes, amigos e vizinhos. Mesa farta com comidas à base de milho, licores de vários sabores, carne assada, crianças brincando com fogos de artifícios coloridos, fogueira queimando, e o forró pé-de-serra na vitrola.
É assim que os nordestinos que moram em outras regiões matam a saudade de parentes e amigos nesta época do ano.

É uma alegria só. Eu vim de Dário Meira, para visitar os familiares, e já havia algum tempo em que eu não vinha”, conta uma visitante.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

SÃO JOÃO DO GONZAGÃO 60 ANOS DE BAIÃO


O São João de Jaguaquara é conhecido como um dos melhores do interior da Bahia, atraindo turistas de várias partes do País. Neste ano as festas tiveram inicio mais cedo, no dia 12 de junho com a abertura da Vila Junina.
O São João, oficialmente começou no dia 21 e vai até o dia 24 de Junho e terá várias atrações, dentre elas nomes de peso, como Edgar Mão Branca e Mulheres Perdidas.
Segundo Núbia Louzado, secretária de esporte, cultura e lazer e responsável pelos festejos juninos do Município este ano, o São João é temático e homenageia Luiz Gonzaga, diz também, que a cidade está preparada para receber os visitantes e os hotéis estão lotados, já não existem vagas disponíveis e que aproximadamente 10 mil pessoas visitarão Jaguaquara este ano; ressalta ainda que este ano há um diferencial, a estrutura, que tornará a festa melhor do que o ano anterior.

sábado, 21 de junho de 2008

SÃO JOÃO MOVIMENTA COMÉRCIO DE JAGUAQUARA

O comércio de Jaguaquara é referência para muitas cidades como Itiruçu, Maracás, Lajedo do Tabocal entre outras, principalmente no período junino, onde o comércio forte atrai várias pessoas tornando a cidade movimentada.

Segundo a Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Jaguaquara Maria Noeli Nunes a expectativa é muito grande, mesmo com as crises econômicas, o comércio esta vendendo bastante, Jaguaquara é privilegiada, tem um grande mercado produtor de hortifrutigranjeiro importa e exporta verdura; é destaque no comércio baiano.

Ressalta ainda que com o crescimento do comércio, cresce a oportunidade de emprego, principalmente com a vinda de redes de Lojas como Insinuante, Maia, Ponto Frio que aqueceram bastante o comércio local, e até ao término do são João grandes vendas serão feitas.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Enfim, férias!!!!

Terminaram as aulas. Nada de horários, atividades, enfim, missão cumprida. Com um semestre intenso chegando ao fim, o momento mais esperado pela turma de jornalismo da FTC/Jequié bate na porta, as férias.
As férias são importantes para os discentes e docentes refazerem-se do estresse causado pelas atividades acadêmicas. São merecidas por todos: os que foram aprovados e mesmo os que ainda estão na batalha.
Este descanso é motivo de sobra para reunir toda a família, fazer uma boa viagem, se distrair e aproveitar o cenário diferente do que o tradicional dia a dia nos reserva. Sem contar que as festas juninas em Jequié, prometem!!!

Foi neste clima contagiante que nos despedimos do VI semestre nesta quarta-feira (18) após apresentação do Seminário “Estratégias Políticas – Marketing Político”, sob orientação da Professora Mirella Di Gregório. Presença do Sr. Manoel Porto (Sergipe), convidado para abrilhantar o evento.
Que todos tenham boas férias.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

NOTA

Prefeito Ailton Cesarino divulga nota que oficializa união das forças políticas locais com vistas a derrotar o ex-prefeito Wagner Novaes.

-

Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 16, o prefeito de Itiruçu Ailton Cezarino, sua equipe de auxiliares e os partidos da sua base composta do PV, PSB, PSL, PTdoB e PR, decidiram apoiar o candidato a prefeito do PT Carlos Martinelli, na próxima eleição de 5 de outubro. A decisão que foi tomada de forma unânime teve como um dos pontos de motivação o apoio do Presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, do governador Jaques Wagner, além de secretários de Estado, a exemplo de Jorge Solla, da Saúde, e Rui Costa, de Relações Institucionais, todos interessados na união das forças governistas de Itiruçu.

-

Itiruçu, 17 de junho de 2008.

-

Ailton Cezarino

Prefeito de Itiruçu

Seleção Pública para Secretaria Municipal de Saúde de Jequié-BA

A Prefeitura Municipal de Jequié-BA, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, publicou no dia 09 de junho, Edital de Seleção Pública para contratação temporária destinada ao atendimento de situação de excepcional interesse público da Secretaria de Saúde de Jequié. As inscrições foram abertas desde segunda-feira (16) e serão encerradas hoje (18) às 18 horas na Divisão de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde, na Praça da Bandeira nº. 172, Edf. Vita, centro. As vagas são para candidatos de nível médio e superior.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Primeira etapa da Copa Cross Country


A primeira etapa da Copa Cross Country aconteceu em Jaguaquara no domingo dia 15, esta é uma modalidade que une o enduro com o moto cross.
Numa parceria com a Honda Alan Pereira, organizador do evento, disse que estiveram presentes pilotos de Jequié, Maracás, Dário Meira, Ipiaú, Lençóis, Milagres e um piloto de Salvador, ele acrescenta que “as próximas etapas acontecerão nos meses de Julho e Agosto, em Jequié e Jitaúna”
Os campeões desta primeira etapa, em categorias distintas foram: Maurício Almeida, Fabio Dedega e Tó Garoto, o qual aparece na foto acima.


Jequié às portas da festa mais popular da região

Por Marilene Pereira

Faltam ainda alguns dias para os festejos do São João de Jequié, e já é notório, principalmente no centro da cidade, o grande movimento de pessoas, entre elas turistas, que procuram chegar mais cedo para garantirem suas vagas em hotéis ou até mesmo, em casas de parentes e amigos.
Com tantos carros e pedestres circulando nas ruas e avenidas do município, só os semáforos não bastam, é preciso em cada ponto a presença de um guarda de trânsito para auxiliá-los.
Quem acaba ganhando com tudo isso é o comércio de forma geral, que neste período, tem sempre a tendência de dar um salto na sua economia, pois com a chegada de pessoas de vários lugares, e com a procura de produtos e serviços variados, os hotéis, lojas, restaurantes entre outros, conseguem aumentar em sua demanda, esses muitos clientes temporários.

S.O.S Planeta Terra

Por Marilene Pereira

São muitas as tentativas para salvar o nosso planeta, porém todas continuarão sem respaldo se não houver uma ampla conscientização, por parte da sociedade, para os perigos que assolam a terra.
Desde seus primórdios o pensamento ambientalista está centrado na postura de que para salvar a natureza, o homem precisa afastar-se dela. E foi com base nesses princípios que surgiram as primeiras áreas de proteção ambiental no século XIX. Lamentavelmente, até nos dias de hoje, este é ainda um aspecto muito comum. Aquela de que a grande missão ambiental deve Estar voltada a criar políticas restritivas e proibitivas, do tipo “não pode isso, não pode aquilo”, com a tentativa de separar o homem da natureza, quase desconhecendo que ele, também, faz parte dela.
É certo que vivemos numa sociedade onde o consumismo demasiado está associado ao grande lucro, porém precisamos fazer parte desta política, no seu sentido mais amplo e coletivo, que teve início com os ambientalistas, com o objetivo de convencer a sociedade que valorize a vida, acima de tudo, para que o fim do homem se torne mais distante.

Consumo Consciente

O Núcleo de RH da FTC Jequié está mobilizado pela preservação ambiental e promoveu a palestra Consumo Consciente, ministrada pelo Prof. Josemar Cunha para todos colaboradores da unidade.

Como parte das ações do Programa FTC Verde, a atividade alerta sobre a importância de economizar os recursos a partir de práticas que promovam o consumo sustentável e que estimule a mudança de velhos hábitos.

Na oportunidade foram distribuídos panfletos com dicas para o consumo consciente. Os participantes apoiaram a iniciativa e estão convictos que podem auxiliar na luta contra o desperdício de energia e água e para um fim planejado dos resíduos sólidos.

Algumas dicas:

- Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite melhor a luz do sol, abrindo janelas, cortinas e persianas. Apague as lâmpadas dos ambientes quando estiverem desocupados;
- O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. Tente limitar seus banhos em aproximadamente 5 minutos. Feche a torneira enquanto se ensaboa;
- Ao limpar a calçada, use a vassoura e não a água para varrer a sujeira;
- Para lavar o carro use balde em vez de mangueira;
- Não jogue lixo na rua;
- Doe livros, roupas, brinquedos e outros bens que você não usa, mas que podem servir a outras pessoas;
-Separe o lixo e encaminhe os produtos para reciclagem.

Arraiá Arretado


Aconteceu no sábado (14), o arraiá dos colaboradores da FTC Jequié, promovido pelo Núcleo de RH. A confraternização foi um momento oportuno para promover a integração. O clima festivo veio acompanhado da tradição junina da canjica, do milho verde, do bolo de aipim, muito amendoim e licor. O forró não parou e os forrezeiros arrastaram a chinela sem perder o ritmo.

Cynthia e Narduche

Maurício, Jose, Roberto, Davi e Fernando

Cynthia, Armando e Ana Rita

Inácio, Maurício e Sérgio

Maurício, Davi, Meire, Daniela, Inácio e Tabta

Amanda, Jucimara, Francisca e Niezes

Orlando e Juarez

Conça

Prof. Ronney, Profa. Milena e Profa. Nandyara

São João é Jequié

De acordo com estimativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), o São João do interior da Bahia está tirando da capital mais de 300 mil pessoas, um número 20% maior do que o do ano passado.

Para atender à demanda, as empresas de ônibus vão disponibilizar horários extras. As cidades que devem receber o maior número de visitantes são Amargosa, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Euclides da Cunha, Senhor do Bonfim, Juazeiro, São Félix, Cachoeira, Jacobina, Irará, Conceição de Feira, Piritiba, Irecê, Sapeaçu, Ruy Barbosa, Lençóis, Ipirá, Jequié e Vitória da Conquista.

Em Jequié, a Praça da Bandeira foi transformada na “Praça do Forró”, palco de grandes atrações. Ambientes alternativos serão colocados à disposição do público “forrozeiro” ou daqueles que simplesmente se rendem a beleza da festa como apreciador.

Os eventos alternativos “Forró da Margarida” e “Forró do Namoral”, por exemplo, despontam com suas grandes atrações como um chamariz, especialmente do público jovem, para o São João de Jequié, que passa a integrar o roteiro dos forrós do Nordeste.

Fazendo parte do calendário do estado e do Nordeste, a cidade se transforma numa grande festa a céu aberto, onde as pessoas se divertem com as melhores bandas É nesta mistura de forró, segurança e uma estrutura de mega festa que se desenha o maior São João da Bahia.

Fonte:

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Paisagens nas mãos

“Suavemente seus dedos deslizam sobre o azulejo, transformando gotas de tintas em belíssimas paisagens e multiformes geométricas”.
Tudo é feito delicadamente com os dedos sem auxilio de nenhum outro instrumento, assim é a obra do Artista Plástico Fernando Junior, 29 anos, nascido no estado do Mato Grosso, começou a pintar com 16 anos sobre tela, a técnica de pintar com os dedos sobre o azulejo começou há seis anos e desde então tem percorrido o mundo demonstrando sua arte.
Fernando chegou à Bahia (Jequié) através de amigos. No ano passado ensinou os meninos da CAM com fazer pintura no azulejo, ele faz questão de dividir sua arte com mais pessoas.

domingo, 15 de junho de 2008

Fazenda Esperança


A fazenda da esperança desenvolve um trabalho de recuperação com jovens dependentes químicos.
Inseri-los na sociedade através de diálogos e orientação religiosa, é dos métodos utilizados pela casa de recuperação, na qual beneficiam mais de 40 jovens que lutam constantemente pela reabilitação social.

Por: Anizio e Erico.

ALCOOLISMO: quem ganha e quem perde

O alcoolismo é um dos principais motivos que tem levado a sociedade, de modo geral, a viver de forma desregrada, atingindo até a camada de menor idade - é comum ver jovens, e até mesmo adolescentes, muitas vezes na companhia dos próprios pais, fazendo uso de etílicos.
Segundo a OMS 3,2% de todas as mortes, e 4% de todos os anos de vida útil perdidos no mundo, estão sob a responsabilidade desta droga. Quem já não perdeu algum parente mais próximo ou amigo por causa da bebida? Estudos comprovam que esta substância tanto está matando dependentes químicos, com problemas de saúde, como aqueles que fazem o seu uso, antes de dirigir, motivo de muitos acidentes, principalmente em rodovias.
A venda de bebidas alcoólicas, no Brasil e no mundo, movimenta uma gigantesca indústria, e os detentores de tal poder econômico não ficaram satisfeitos com o projeto do Ministério da Saúde, proibindo a venda de bebidas alcoólicas nas rodovias federais, com a remota possibilidade de diminuição dos lucros.
Utilizando-se de tal poder de influência, não foi difícil conseguir que parlamentares tentassem reverter essa lei, para transferir aos motoristas a responsabilidade, se forem pegos sob o efeito do álcool. Felizmente a Câmara dos Deputados acabou derrubando a emenda desses senadores e aprovou a restrição da venda de alcoólicos nos trechos rurais das rodovias.
Esta decisão é apenas uma, das muitas que precisam ser tomadas por autoridades competentes do setor, para controlar o problema. E é importante que seja visto dentro deste contexto, o valor do cidadão, que acaba sendo a vítima nas mãos de uma sociedade capitalista, onde o mais importante não é a satisfação ou o bem estar do consumidor, como mostram as propagandas, mas a ganância de alguns, que se preciso for, passa por cima de tudo, com o objetivo de ganhar muito.

Educação em Saúde


As alunas do 5º semestre de enfermagem colaboraram com o trezenário através do esclarecimento e da prevenção de doenças como hipertensão diabetes e doenças alérgicas causadas pelo período do inverno. Gerar a responsabilidade comunitária e desenvolver nas pessoas o senso fiscalizador pela própria saúde é um dos objetivos da comissão de formatura 2006.1.


Por: Anizio e Erico

Histórico da Catedral

Criada em 1899 a freguesia de Santo Antônio, tendo como primeiro vigário o cônego Jacinto Shanches.
A primeira capela construída em 1914 onde atualmente é a praça Luiz Viana Filho, mas com a enchente de 1923, a catedral foi reprojetada em 1927 pelo arquiteto françês André Saffrey e inaugurada em maio de 1930. A Catedral de Santo Antônio é o monumento arquitetônico mais antigo de Jequié, sendo o principal cartão postal da cidade.
O acervo da igreja, conta com a casa de Santo Antônio onde contém fotos, que mostram os festejos dos anos 30 aos dias atuais.

por: Anizio e Erico

sábado, 14 de junho de 2008

“Neco da Farinha”


A alegria de Manoel Souza, 64 anos, feirante há 36 anos, conhecido como “Neco da Farinha”.

Com muita dignidade e trabalho, vendendo farinha, biscoito de goma, beiju, etc., Neco criou seus 5 filhos e hoje tem a felicidade de acompanhar o crescimento dos seus 10 netos.

Com a motivação de um jovem ele diz “trabalhar é a coisa mais gostosa da vida, o homem não pode ficar sem trabalhar, pois só saberá viver com o suor do seu trabalho”.

Neco é o retrato mais fiel do povo brasileiro, que apesar de todas as dificuldades, com decência e caráter busca em seu trabalho a alegria de viver.

O JOVEM APRENDIZ




Jailson Machado da Silva ou simplesmente “Jai do Entroncamento”. É essa a expressão que os moradores da cidade de Jaguaquara, mais precisamente do Distrito Stella Câmara de Dubois, utiliza para reconhecer Jai pelas ruas, devido sua popularidade e compromisso com o povo.

O jovem aprendiz relata o porquê da sua luta pelos indefesos: ''aos trezes anos quando fui consertar a bandeira do Brasil, no momento cívico no colégio, fui chamado à atenção e repreendido publicamente pela diretora, por um ato sem maldade alguma. Aquele sentimento de vergonha me despertou em lutar em prol do injustiçado. A partir desse dia passei a reclamar de todas as injustiças ocorridas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora''.

Ao longo desse período, Jai vem cumprindo esse desejo de ajudar as pessoas, de lutar em defesa do injustiçado. De coração “mole”, ele se compadece com o sofrimento alheio e tenta ajudar a população da melhor forma possível.

De líder de classe a presidente por três vezes consecutivas do Grêmio Estudantil ITAPOAN no colégio acima mencionado. De postura firme, determinada, Jailson desenvolvia ações que iam em defesa da classe estudantil ,mostrando para os estudantes quais eram seus direitos e deveres em uma instituição de ensino bem como seus direitos de cidadão.




Como líder estudantil realizou vários eventos culturais e festas juninas onde contava com a participação ativa da população .Na comunidade desenvolveu e continua a desenvolver atividades esportivas por acreditar que uma das formas de educar os jovens é fazendo com que eles pratiquem alguma modalidade.Idealizou trabalhos sociais como campanhas natalinas, arrecadação de alimentos, roupas, foi organizador do bloco junino, ETZÃO do Forró .



Foi professor nas escolas públicas do Distrito, atualmente é pedagogo formado pela Faculdade de Ciências Educacionais/FACE Unidade de Jaguaquara. Jai confessa ter a educação como uma de suas paixões .

Quando tinha 19 anos foi convidado a representar a classe estudantil em um comício político. Com o dom da eloqüência conquistou a população como o “jovem representante na política”.Diante dessa realidade, em 2004 foi candidato e eleito vereador, com 533 votos sendo o vereador mais votado na história do Distrito.

Como legislador continua a lutar pelos direitos do cidadão. É humilde e exerce com fidelidade a missão que a ele foi confiada: de ser representante do povo na tribuna legislativa.

Uma Vida de Conquistas na Comunicação jequieênse

O radialista Antônio Santos Silva, mais conhecido como Antônio Fernandes, nascido na cidade de Vitória da Conquista Bahia em 03 de outubro 1935, reside na cidade de Jequié desde 1955. Antônio Fernandes foi locutor da primeira rádio de Jequié, a AM Rádio Baiana em 1957, sendo, o segundo radialista mais antigo, sua atuação na história da comunicação de Jequié tem papel de fundamental importância, foi pioneiro na publicidade de carro de som, conhecido na época como carro volante. Teve participação ativa na vida cultural da cidade, contratando shows para ser realizados no antigo Cine Bonfim, com cantores famosos da época como a exemplo de Ângela Maria, Caubi Peixoto e Adilson Ramos. Atuou no campo esportivo realizando torneio de times de futebol entre cidades do interior da Bahia. Realizou durante 20 anos, de 1966 há 1985 o famoso festival de prêmios e concurso a garota do ano, com o nome de Festival Super Milionário de Natal, acontecia na noite de 24 de dezembro na praça Rui Barbosa, sorteios de mais de duzentos prêmios, sendo este o único entreterimento para as famílias jequieênse nesta data.

Em publicidade eleitoral, trabalhou como locutor oficial das campanhas políticas, tendo se destacado nas campanhas do candidato Lomanto Júnior em 1962, para governador da Bahia.

Antônio Fernandes hoje atua na área da comunicação com o estúdio Comercial Publicidade Jequieense, que completou 50 anos no ar, divulgando sempre notícias de nossa cidade.

Recebeu o troféu denominado: Eu faço parte da “História e Evolução do Rádio de Jequié”, do SINTERP/ Ba, (Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade do Estado da Bahia), em 21 de setembro de 2006, quando Jequié completara 52 anos de comunicação no rádio.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

A TRAJETORIA DE MARCOS OLIVER

N o dia 10 de fevereiro de 1985 na cidade de Jequié-Ba, nasceu Marcos Oliver, aos dois anos de idade mudou-se com sua família para a cidade de Itagi onde construiu grandes amizades e o desejo de ser um conceituado jornalista. Quando tinha 17 anos voltou a sua cidade de origem, onde deu rumo a sua carreira profissional.
Em janeiro de 2004 quando começou a trabalhar no Sistema Jequié de Comunicação (93 FM), entrou como produtor de áudio com o sonho de ser locutor, pois já tinha sido locutor em outras rádios. Se especializando cada dia mais, conseguiu ocupar o horário nobre da radio das 08:00h ao 12:00h. Em seguida surgiu a oportunidade de fazer um CD chamado “Mensagem do Dia”, hoje já esta no 5º volume, é um CD de grande repercussão, querido em toda região.
Depois do sucesso como radialista, e com o Cd “mensagem do Dia”, decidiu entrar na vida política, vindo a se candidatar para vereador na cidade de Itagi, afim de ajuda a sociedade com competência e honestidade.

Osvaldo Soares de Souza é uma personalidade que não desisti de seus sonhos


Nascido em 24 de março de 1946, na cidade de Jequié-Ba, solteiro e sem filhos, “Vaguinho da bicicleta” como é chamado, percorreu 26 estados do Brasil e 10 países da América do Sul sobre sua bicicleta.
Em aproximadamente 14 mil e 600 dias pedalando – equivalente a 40 anos – Osvaldo, com quase 25 anos de idade completo, acompanhado pela sua bicicleta no ano de 1971, saiu de Salvador e gastou 14 dias para chegar no Rio de Janeiro. Daí em diante dormiu em postos de gasolina, pousadas de vez em quando, Igrejas Evangélicas que o acolhiam como irmão na fé e, até na casa de Graciela Araia – no Chile – ficando por dois meses e mantendo um romance.

Com grande propriedade Vaguinho da bicicleta diz sentir-se realizado. Mas seus sonhos não param por aí, pois falta gravar o CD e o DVD de suas aventuras e a edição e publicação dos livros que já recebem o título de “América do Sul em Bicicleta” e “O Solitário do Pedal”.

Assim, Vaguinho da bicicleta ou Osvaldo Soares de Souza, como prefere ser chamado, caminha com sua Monark - nas cores verde e amarelo - mostrando que “o tamanho do mundo é o tamanho dos seus sonhos”.

Conheça também: http://www.tribunaribeirao.com.br

Contato: osvaldojequieba@yahoo.com.br


Uma vida em prol de outras vidas

Juscelino Guimarães dos Santos, formado em Eletro-técnica, Bacharel em Teologia e Pós-graduado em Psico-pedagogia, Pastor da igreja Hosana, pai de três filhos, Juscelino Guimarães Junior, Danilo Costa dos Santos e Isaque Costa dos Santos, casado com Edilene Costa dos Santos.
Trabalhou por muitos anos na Coelba e tem um trabalho de grande relevância dentro da sociedade de Jequié, um homem que ao perder um grande amigo para as drogas decide gastar sua vida em função de ajudar o próximo.


Inicío de tudo
A história do ser livre se confunde com a história da Associação Evangélica da Juventude Jequieense, trabalho que foi criado com o pensamento de reunir a nossa juventude para trabalhar em prol de outros jovens. Fazendo grandes movimentos nas praças, daí surgiu a possibilidade de fazer uma obra social algo que pudesse envolver um grande número de pessoas. Foram realizados trabalhos de prevenção contra drogas com duas campanhas, a primeira foi “Drogas to fora gosto mais de mim” e a outra “Drogas nas escolas”. Foram distribuídos mais de 30 mil folhetos nas escolas de Jequié e da região nas duas campanhas.
Nesse período surge a grande questão: O que fazer com essas pessoas e suas famílias que tinham parentes envolvidos com as drogas? Então se passou a encaminhar essas pessoas para centros de recuperação de outras cidades como Vitória da Conquista e Salvador.
Foi quando surgiu o pensamento de ter um centro de recuperação aqui em Jequié. Pesquisas passaram a ser realizadas para descobrir como seria possível construir em nossa cidade um local como esse.
O Grande Amigo
“Gilberto, o meu grande amigo de infância, foi um dos inspiradores pra esse projeto”, diz Juscelino. Gilberto era pra mim como um irmão, estudamos muito tempo juntos, passávamos quase todo tempo perto um do outro, terminei o ginásio fiz o curso técnico e ele estava concluindo o ginásio. Lembro dele sempre afirmando que queria ser alguém e que iria vencer na vida, porém vinha de uma família desestruturada e entre os anos 70 e 80 quando entrou na adolescência com os movimentos, Gilberto deixou seu cabelo crescer e seu pai odiava cabelos grandes, então ele ficou revoltado perdeu o emprego e a despeito disso brigou com seu pai, foi agredido e expulso de casa, e eu fiquei sabendo que o meu grande amigo tinha se enveredado pelo caminho das drogas, nessa época eu estava aqui e ele em Salvador. E eu fui pra lá, naquele tempo não existia um centro específico para drogados, eram tratados em manicômio junto com os loucos, e foi muito difícil ver Gilberto naquela situação. Quando cheguei lá ele tava saindo e eu passei um tempo com ele, mas tinha que voltar e após um tempo recebi a notícia que por conta do seu envolvimento com as drogas Gilberto havia falecido.
Aquela notícia me deixou muito triste, porém foi o que me motivou a lutar para ver o sonho se tornar realidade e hoje o Ser Livre é uma grande realidade e têm ajudado pessoas de nossa cidade e região, mas em contraponto a isso eu teria que fazer pessoas acreditarem junto comigo que daria certo e foi o que fiz, para alguns eu era um visionário que não chegaria a lugar nenhum, mas Deus foi quem me deu o sonho e ele foi quem me capacitou para essa grande obra.
As dificuldades
Essas foram enormes e inúmeras, mas quem tem sonhos sabe que são eles quem move o mundo e o meu me motivava a continuar lutando pelo que eu acreditava, e assim foi e muitos Gilbertos já foram salvos das garras das drogas que aprisionam muitas vidas.
O prazer
Esse é inenarrável, ver pessoas que antes eram excluídas da sociedade voltarem ao convívio natural do lar de sua família, isso não tem explicação, quando olhávamos nos olhos de uma pessoa e vemos que agora estão brilhando cheios de esperanças é muito bom e eu faria tudo novamente, passaria todo sofrimento outra vez, seria xingado, mas ainda assim com todas as dificuldades posso dizer com pureza de alma: Valeu a pena.
O ser livre
O Ser Livre não é meu, não é dos evangélicos, o Ser Livre é das pessoas que necessitam e queiram viver melhor. Lá desenvolvemos trabalhos como agricultura, as pessoas plantam seus própios alimentos, ouvem a palavra e muitos trabalhos são feitos com os internos e depois de regenerados eles decidiram se serão cristãos ou não a escolha é deles o que é nosso é a missão de ajudar a eles se reerguerem.
Palavra Final
“O meu desejo e esperança é que as pessoas possam se unir ao Ser Livre e assim seremos fortes para que possamos ajudar outras pessoas que tanto necessitam, desejo que as pessoas não se esquivem, mas que possam se dar e juntos faremos coisas grandiosas.”
Existem pessoas que passam por nossas vidas e nada acrescentam, mas exitem outras que deixam marcas que se perpetuarão para todo o sempre, assim precisa ser nossas vidas, pois foi o que Deus nos ordenou, que gastássemos a nossas vidas para podermos ganhá-las.