terça-feira, 17 de junho de 2008

S.O.S Planeta Terra

Por Marilene Pereira

São muitas as tentativas para salvar o nosso planeta, porém todas continuarão sem respaldo se não houver uma ampla conscientização, por parte da sociedade, para os perigos que assolam a terra.
Desde seus primórdios o pensamento ambientalista está centrado na postura de que para salvar a natureza, o homem precisa afastar-se dela. E foi com base nesses princípios que surgiram as primeiras áreas de proteção ambiental no século XIX. Lamentavelmente, até nos dias de hoje, este é ainda um aspecto muito comum. Aquela de que a grande missão ambiental deve Estar voltada a criar políticas restritivas e proibitivas, do tipo “não pode isso, não pode aquilo”, com a tentativa de separar o homem da natureza, quase desconhecendo que ele, também, faz parte dela.
É certo que vivemos numa sociedade onde o consumismo demasiado está associado ao grande lucro, porém precisamos fazer parte desta política, no seu sentido mais amplo e coletivo, que teve início com os ambientalistas, com o objetivo de convencer a sociedade que valorize a vida, acima de tudo, para que o fim do homem se torne mais distante.

Nenhum comentário: