sábado, 14 de junho de 2008

O JOVEM APRENDIZ




Jailson Machado da Silva ou simplesmente “Jai do Entroncamento”. É essa a expressão que os moradores da cidade de Jaguaquara, mais precisamente do Distrito Stella Câmara de Dubois, utiliza para reconhecer Jai pelas ruas, devido sua popularidade e compromisso com o povo.

O jovem aprendiz relata o porquê da sua luta pelos indefesos: ''aos trezes anos quando fui consertar a bandeira do Brasil, no momento cívico no colégio, fui chamado à atenção e repreendido publicamente pela diretora, por um ato sem maldade alguma. Aquele sentimento de vergonha me despertou em lutar em prol do injustiçado. A partir desse dia passei a reclamar de todas as injustiças ocorridas no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora''.

Ao longo desse período, Jai vem cumprindo esse desejo de ajudar as pessoas, de lutar em defesa do injustiçado. De coração “mole”, ele se compadece com o sofrimento alheio e tenta ajudar a população da melhor forma possível.

De líder de classe a presidente por três vezes consecutivas do Grêmio Estudantil ITAPOAN no colégio acima mencionado. De postura firme, determinada, Jailson desenvolvia ações que iam em defesa da classe estudantil ,mostrando para os estudantes quais eram seus direitos e deveres em uma instituição de ensino bem como seus direitos de cidadão.




Como líder estudantil realizou vários eventos culturais e festas juninas onde contava com a participação ativa da população .Na comunidade desenvolveu e continua a desenvolver atividades esportivas por acreditar que uma das formas de educar os jovens é fazendo com que eles pratiquem alguma modalidade.Idealizou trabalhos sociais como campanhas natalinas, arrecadação de alimentos, roupas, foi organizador do bloco junino, ETZÃO do Forró .



Foi professor nas escolas públicas do Distrito, atualmente é pedagogo formado pela Faculdade de Ciências Educacionais/FACE Unidade de Jaguaquara. Jai confessa ter a educação como uma de suas paixões .

Quando tinha 19 anos foi convidado a representar a classe estudantil em um comício político. Com o dom da eloqüência conquistou a população como o “jovem representante na política”.Diante dessa realidade, em 2004 foi candidato e eleito vereador, com 533 votos sendo o vereador mais votado na história do Distrito.

Como legislador continua a lutar pelos direitos do cidadão. É humilde e exerce com fidelidade a missão que a ele foi confiada: de ser representante do povo na tribuna legislativa.

Nenhum comentário: